Entrevista com Alexandra Anache (UFMS) | Avaliação de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual | artigo RBE n.66

Alexandra Ayach Anache (UFMS) é uma das autoras (junto a Dannielly Resende) do artigo “Caracterização da avaliação da aprendizagem nas salas de recursos multifuncionais para alunos com deficiência intelectual” (clique aqui para ler), em destaque na edição de n.66 da Revista Brasileira de Educação (RBE) da ANPEd. Em entrevista ao portal ANPEd Anache explica mais sobre a pesquisa.
Qual foi a motivação para empreender a pesquisa apresentada no artigo “Caracterização da avaliação da aprendizagem nas salas de recursos multifuncionais para alunos com deficiência intelectual”?
Eu trabalho do esta temática desde 1994 e as  pesquisas permitem afirmar que temos muitos problemas com a avaliação da aprendizagem, pois os professores e demais profissionais do campo da Educação e da Educação Especial  priorizam a deficiência do estudante em detrimento das suas possibilidades de aprendizagem.  
Quais são os pontos mais delicados para a uma adequada efetivação da aprendizagem e avaliação de alunos com deficiência intelectual nesse contexto de AEE e SRM?
1. O sistema de avaliação ainda pende para uma avaliação somativa do que formativa;
2. A formação docente é frágil; 
3. Desarticulação entre o ensino comum e o especial. 

Foto: Anderson Viegas/G1 MS
 

Algum resultado da pesquisa as surpreenderam?
A quantidade de alunos diagnosticados com deficiência intelectual em decorrência do baixo desempenho acadêmico. 

 Como acreditam que pesquisas como esta podem colaborar para a melhoria deste processo?
Melhorando a formação dos profissionais tanto na formação inicial, como continuada. Criando projetos em parcerias com as redes de educação básica. 

 

 

 

Pular para o conteúdo