Minicurso da Education Review proporciona troca de experiências sobre produção de resenhas; confira depoimentos de associados participantes

A Revista Resenhas Educativas / Education Review concluiu no último dia 11 de maio a primeira edição de minicurso sobre o papel das resenhas no contexto da produção acadêmica. Ao longo de seis encontros foram discutidos os desafios para elaborar bons textos do gênero, considerando diálogos com diferentes estilos de obras. 

O minicurso ainda dedicou-se a refletir sobre a dimensão ética na produção das pesquisas. O curso contou com a contribuição dos professores Jefferson Mainardes (UEPG), que além de debater o papel das resenhas no campo da divulgação científica conduziu uma envolvente oficina de análise de resenhas. Os professores João Batista Nunes (UECE) e João Paulo Mercado (UFA) foram os responsáveis pelas duas sessões que discutiram os desafios éticos na produção da pesquisa e na divulgação. E finalmente, os participantes do minicurso produziram resenhas para discussão coletiva no último encontro – neste último dia os editores da revista e o professor Mainardes mediaram o diálogo com os cursistas a partir de suas próprias produções.

O minicurso teve uma abertura oficial em forma de live com a participação de Gustavo Fischman (ASU), editor chefe da Education Review na Universidade do Arizona, Luiz Gandin (UFRGS) e Claudio Nunes (UESB). A atividade, que pode ser acessada no canal da ANPEd no Youtube, discutiu de forma muito provocativa o desafio de resenhadores e revistas na produção científica no campo da educação no Brasil e no cenário internacional.

 

A avaliação dos editores tem sido muito positiva sobre a experiência do curso. Foram oferecidas 50 vagas para associados/as da ANPEd, com preenchimento total. Todas categorias de sócios individuais se fizeram presentes: professores/as da pós graduação; estudantes de doutorado; estudantes de mestrado e professores de educação básica membros de grupos de pesquisas. Destaca-se também que muitos dos sócios professores da pós-graduação são também editores de outros periódicos da área. Esta integração permitiu um debate altamente qualificado.

Professor do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (CESTB) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Leonardo Ferreira Peixoto conta que o minicurso foi uma ótima iniciativa da ANPEd e da Education Review. “As exposições foram excelentes. Os convidados a participar conosco foram bem cuidadosos nas exposições e forneceram uma quantidade significativa de produções relevantes sobre a temática do curso. A oficina de produção de resenhas, na minha percepção, foi o ponto alto do minicurso. Tivemos a chance de trocar os conhecimentos e dialogar com as/os professoras/es responsáveis pelo curso.”

Doutor em Educação pelo PROPED/UERJ, Leonardo considera que o minicurso contribuiu para a mudança de seu olhar sobre a importância da produção, divulgação e leitura de resenhas. “Este era um tipo de produção que não me interessava, nem a escrita e nem a leitura”, conta. “O minicurso me motivou a produzir e a ler resenhas. Já estou com uma em produção! Penso que o impacto desta formação transborda os espaços-tempos do minicurso e se ampliam nas nossas práticas. Eu já mudei a forma de trabalhar esta produção acadêmica com meus estudantes, por exemplo.”

Gioconda Ghiggi é doutoranda do PPGE da UFPR e também participou das atividades. “O minicurso ampliou meu olhar sobre o gênero resenhas, suas possibilidades e importância no meio acadêmico. Os temas tratados (ética, autoria, plágio, entre outros) contribuíram para minha formação como pesquisadora, principalmente no processo da escrita acadêmica”, conta a associada e integrante do GT 07.

Nova no âmbito das publicações da ANPEd, a Resenhas Educativas é um braço no Brasil da Education Review, que tem uma longa tradição na Universidade do Estado do Arizona. A ANPEd assinou convênio com a revista em 2019 e vem ampliando as suas atividades conjuntas. Destaca-se que a revista tem um fluxo original para recebimento das resenhas – os interessados devem apresentar propostas a partir da chamada de livros. Atualmente estão disponíveis 10 livros em língua portuguesa para resenhas. (clique aqui para acessar).

Clique aqui e acesse também apresentação com mais informações e passo-a-passo sobre como submeter uma resenha.

 
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