Sociedades científicas criam a Rede Comunica Educação

A Rede Comunica Educação, formada pelas sociedades científicas e entidades acadêmicas e de classe da educação, propõe-se a sistematizar e ampliar estratégias de comunicação com a sociedade, fomentando a articulação política de frentes e fóruns em defesa da educação pública. 

Neste sentido, a Rede busca dar visibilidade às ações dos diversos canais de comunicação mantidos pelas instituições, ampliando para as novas plataformas de comunicação e novos públicos os conteúdos produzidos.

As estratégias são geridas a partir da integração das ações desenvolvidas pelas sociedades científicas, entidades acadêmicas e de classe, sobretudo dando visibilidade à comunicação pública das p esquisas em educação realizadas  nas universidades brasileiras, e ao reconhecimento da autoria, da fala e das experiências dos(as) profissionais da educação que atuam nos cotidianos escolares.

É nesta perspectiva que as instituições científicas da educação, reunidas na Rede Comunica Educação, buscam somar esforços para atuar no campo da comunicação pública da pesquisa objetivando atingir cinco públicos distintos:

Pesquisadores(as) e alunos(as) associados(as) às instituições científicas, visando a circulação de informações, de debates, de pautas de interesse da comunidade científica em educação objetivando a “unidade na diversidade” na luta pela educação pública de qualidade socialmente referenciada para todos e para todas e por políticas científicas e de pós graduação que atendam aos interesses do conjunto da população e incentivem a produção e divulgação de conhecimentos em educação.

Público não especializado em educação – pesquisadores e alunos de outras áreas que não estudam sistematicamente a educação) por meio da comunicação pública da pesquisa em educação visando dar mais densidade e sentido crítico aos debates sobre a educação, as políticas públicas para a área, o cotidiano escolar, os currículos, a gestão escolar e participar das disputas das narrativas/dos sentidos da educação no espaço público brasileiro.

Profissionais da educação, estudantes, mães/pais e demais sujeitos da comunidade escolar visando fomentar e/ou intensificar o diálogo entre a universidade e a escola pública e a fomentar mecanismos de promoção da autoria e do reconhecimento dos profissionais da educação e da comunidade escolar na defesa da escola pública e na valorização das(os) profissionais que nela atuam.

Profissionais da comunicação e informação, jornalistas, editores(as), docentes de cursos de comunicação, redatores, bibliotecários, produtores culturais, influenciadores(as) digitais, dentre outros profissionais e ativistas digitais, que contribuem na divulgação de conteúdos referentes à área da educação. 

Governantes e demais gestores públicos da área educacional, bem como agentes públicos de órgãos de controle e fiscalização, buscando dar visibilidade aos conhecimentos produzidos pela comunidade científica e acadêmica para os debates sobre a definição de políticas educacionais.

 

Sociedades Científicas e Entidades Acadêmicas que compõem a rede

Associação Brasileira de Alfabetização – Abalf

Associação Brasileira de Currículo – ABdC 

Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências  – Abrapec 

Associação Brasileira de Ensino de Biologia – SBEnBIO

Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação Educação- ANFOPE  

Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação – Fineduca

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd 

Centro de Estudos Educação e Sociedade – Cedes 

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE

Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do Pibid e Residência Pedagógica – Forpibid-RP

Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras – FORUMDIR 

Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM 

Sociedade Brasileira do Ensino de Química – SBEnQ

Sociedade Brasileira de História da Educação- SBHE 

Apoio:

Pensar da Educação, Pensar o Brasil (1822/2022)

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