Boletim Anped: Boletim ANPEd - dezembro de 2020

Pensar a EaD – Educação aderente aos dogmas – em tempos de subjetividade voluntariosa-empreendedora | colaboração de texto

Alexandre Filordi de Carvalho - DED-UFLA/PPGE-UNIFESP Carlos Eduardo Ribeiro - CCNH/Filosofia-UFABC (Empty Painty – Marleen Hannon) Não seremos mais que apertadores de botões - Burroughs Imaginem...

2020: um ano de Presenças outras | colaboração de texto por Maria Inez Carvalho (GT 12)

por Maria Inez Carvalho (GT 12 - Currículo) Para este boletim ANPED que nos convocou para o tema 2020: um ano em ensino emergencial remoto, optei fazer um relato de meu pós-doc na UERJ, com o...

Bom dia a Tod@s, TodEs, TodXs: o uso de pronomes neutros (não-binários) e a desconstrução da linguagem sexista, machista, misógina, transfóbica

por Damião Rocha – PPGE/UFT GT 12 - Currículo (Anped/Norte) damiao@uft.edu.br Comumente quando nos dirigimos a um conjunto de pessoas para saúda-las em um evento, como por exemplo os professores, que...

O retrocesso na educação de jovens e adultos e a tentativa de resgatar estigmas | colaboração de texto por Edmar Garcia e Mariana Teodoro

Edmar Augusto Semeão Garcia Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Alfenas. Especialista em Ensino de Sociologia pela UFSJ. Bacharel em Ciências Humanas pela UFJF. Bacharel e Licenciado...

Ensino Remoto e à Distância aprofunda as Desigualdades e não garante o Direito à Educação dos Povos Tradicionais e Camponeses em Tempos de Pandemia | colaboração de texto

por Clarice Aparecida dos Santos (UnB), Mônica Castagna Molina (UnB) e Salomão Antônio Mufarrej Hage (UFPA) O Brasil e o mundo estão enfrentando a mais grave crise sanitária e econômica do planeta...

Entre velhos e novos dilemas: a educação e o ensino emergencial remoto | colaboração de texto

por Alexia Pádua Franco -(UFU), Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar (UFG), Andrea Brandão Lapa (UFSC), Kátia Morosov Alonso (UFMT)* Em meio à crise da Covid-19 e um ano inteiro em “ensino...

Sobre o FEP - grupo de estudos sobre formação em exercício de professores. PPGE-FACED-UFBA | colaboração de texto

Nosso grupo, registrado no CNPq como FEP - grupo de estudos sobre formação em exercício de professores, para manter a tradição de responder às demandas acadêmicas com produções coletivas sobre...

Trabalho remoto e direitos trabalhistas na Educação Infantil em tempos de pandemia: o que revelam as lideranças sindicais | colaboração de texto

Autoria do relatório da pesquisa e deste texto: Adelaide Alves Dias (UFPB), Ana Lúcia Goulart de Faria (UNICAMP), Andréa Simões Rivero (UFFS), Angela Scalabrin Coutinho (UFPR), Conceição Gislâne...

Educação de Jovens e Adultos trabalhadores em tempos de isolamento social em decorrência da Pandemia/Covid19 – aspectos conceituais e limitações conjunturais | colaboração de texto

por José Carlos Moreira de Souza | GT 09 | Instituto Federal Goiano        Explicar o processo educativo dos sujeitos que acessam a Educação de Jovens e Adultos envolve fatores que extrapolam o...

O impacto da pandemia na Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva: um balanço preliminar pela ótica de professores de Atendimento Educacional Especializado na Rede Municipal de Santo André-SP | colaboração de texto

por Amanda Sousa Batista do Nascimento (UNINOVE-SP) Debóra de Lourdes da Silva Sousa (USCS-SP) Marina Savordelli Versolato(UNIFESP-SP) O ano de 2020 está sendo marcado de uma maneira sem precedentes...