Colóquio: Políticas Públicas Estruturantes para o Brasil – século XXI Petrópolis, dias 29, 30 e 31 de agosto de 2024

img-20240312-wa0021_1

Novos conhecimentos interdisciplinares e fomentar o debate para solucionar ou mitigar problemas graves de políticas públicas. Essa é proposta central do “Colóquio Políticas Públicas Estruturantes para o Brasil – Século XXI”, que acontece nos dias 29 e 30 de agosto (presencial) e 31 de agosto (online), no LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica, em Petrópolis, Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. O Colóquio é resultado do livro publicado pela Editora Appris, com título homônimo, que apresenta 15 artigos e 30 autores.

O encontro vai reunir pesquisadores, especialistas, pós-graduandos, graduandos, professores e lideranças de campos multidisciplinares.  As inscrições para envio de propostas de trabalhos estão abertas até 5 de maio. A programação conta com painéis, conferências, grupos de trabalho e exposição fotográfica coletiva. O Colóquio é uma iniciativa do Laboratório de Políticas Públicas, Governação e Desenvolvimento Regional (LADER/CNPq) da Universidade Federal Fluminense (UFF), com apoio da Faperj e do CNPq. Entre os conferencistas do evento estão Marcelo Neri, economista e ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)  e a cientista política e pesquisadora Maria Antonieta Leopoldi.

As áreas temáticas que fazem parte do programa são Cultura e Educação Pública – Juventude e Ensino Médio; Direito à Cidade, Transporte Público e Acessibilidade; Moradia e Habitação: Desafios e Perspectivas; Região Serrana Fluminense: Políticas Públicas Estruturantes; Reindustrialização e Inovação; Saúde, Saneamento Básico e Meio Ambiente; Segurança Pública e Transição Energética, Indústria e Sustentabilidade.

“Políticas públicas efetivas não têm sido realizadas. Assim, estamos longe de uma coordenação do Estado com o mercado. Esperamos que o Brasil consiga uma sintonia eficiente entre poder público e privado para resolver problemas que mergulham em tempos coloniais”, diz a professora da Universidade Federal Fluminense Maria Alice Nunes Costa, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito e do Instituto de Arte e Comunicação Social, ambos da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ela é coordenadora da Comissão Organizadora do Colóquio e do LADER. Para chegar à necessidade de debate amplo, ela propõe que haja planejamento estratégico e avaliação na formulação e implementação de políticas públicas que garantam a promoção do bem-estar social à maioria da população brasileira.

Serviço: 

Modalidade: Híbrido (presencial e virtual)

Datas: 29 e 30 de agosto (presencial) e 31 de agosto de 2024 (virtual)

Local: LNCC – Laboratório Nacional de Computação Científica, na Avenida Getúlio Vargas, 333 – Quitandinha, Petrópolis, RJ

Inscrição e envio de propostas: 24/01/2024 a 05/05/2024

Site: https://www.even3.com.br/coloquio-politicas-publicas-estruturantes-para-o-brasil-seculo-xxi/

Para submissão de trabalhos, as inscrições estão abertas para profissionais, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) e professores da rede pública (ensino fundamental e médio). O Colóquio também é aberto a ouvintes de todas as áreas.

A Faperj, ao patrocinar o Colóquio, inova oferecendo recreação infantil para os filhos de pais e mães que apresentarão trabalhos no evento científico. Esta iniciativa promoverá a participação de pesquisadores no “Colóquio Políticas Públicas Estruturantes para o Brasil”, com um espaço seguro e recreativo para as crianças.

Pular para o conteúdo