Conferência livre do FCHSSALLA enfoca as humanidades no contexto da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

lilivre1

O Fórum das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes (FCHSSALLA) realiza nesta quinta-feira (11) a conferência livre “As humanidades no contexto da V CNCTI”, evento virtual preparatório da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que será realizada em Brasília (DF) entre os dias 4 e 6 de junho.

Para participar da conferência livre é preciso fazer inscrição neste formulário. As pessoas inscritas receberão o link de acesso.

O evento será realizado das 9h às 18h e é composto por quatro mesas. Confira a programação a seguir:

9h-10h30: Internacionalização no campo das humanidades: desafios e proposições
Debatedores: Samuel Soares (ABRI). Gerson Albuquerque (ANPOLL), Wigna Thalissa (ABRALITEC), Sandra Salles (SBEnBIO), Leny Sato (ANEPP), Kelly Barros (ALAB).

Coordenação: Claudia Barros

11h-12h30: Infraestrutura e formação de quadros nas humanidades: gargalos e perspectivas
Debatedores: Evandro Ghedin (ABRAPEC), Ana Priscila Alves (ANPG), Leandro Duso (SBEnBIO), Ivan da Costa Marques (ESOCITE-BR), Maria de Fátima Santos (ANPPEP) Ana Maria Jacó-Vilela (ANPPEP)

Coordenação: Andréa Gouveia

14h-15h30: Produtividade, produtivismos e divulgação científica: perspectivas no campo das CHSSSALLA
Debatedores: Sandro Prado Santo (SBEnBIO), Raquel Freitag (ANPOLL), João Nunes (ANPEd)

Coordenação: Ramon Bianco

15h30-17h: Ética e concepções de ciências: desafios da pesquisa em humanidades e proposições
Debatedores: Frederico Fernandes (FCHSSALLA/GT de Ética FCHSSALLA),  Guilherme Carvalho (ABEJ), Emmanuel Duarte Almada (SBEnBIO|), Maria Cláudia Oliveira (ANPEPP/GT de Ética do FCHSSALLA), João Lima (ANPOLL)

Coordenação: Frederico Fernandes

17h-18h: Plenária final
Encaminhamentos para consolidar o relatório FCHSSALLA

O Fórum já promoveu duas reuniões temáticas em formato online: “Educação na 5ª CNCTI: diálogos e desafios”, disponível no canal da ANPEd no Youtube, e “Humanidades no V CNCTI: proposições para articulações entre ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social”, que está disponível no canal do FCHSSALLA no Youtube.

Sobre a 5ª CNCTI

5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) pretende viabilizar um espaço de diálogo, envolvendo diferentes atores da sociedade, como representantes das instituições de ensino e pesquisa, pública e privada, a sociedade civil, setor empresarial, a comunidade acadêmica, organizações não governamentais, associações e entidades de classe, assim como do denominado setor governo. São entes envolvidos com a implementação de políticas públicas e de CT&I, com o fortalecimento das ciências básicas, transdisciplinares, com novos temas de pesquisa, com a difusão da inovação e com o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação, discutindo, refletindo e tratando de temas relevantes, tendo como foco o crescimento e desenvolvimento do país.

A 5ª CNCTI tem como tema: “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”. Seu objetivo consiste em analisar os programas e os planos da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2023, e os seus resultados, com vistas a propor recomendações para a elaboração da ENCTI 2024-2030, além de ações a serem executadas em longo prazo.

Pular para o conteúdo