Colóquio Internacional Independência e Instrução na América e África: História, Memória e Formação (adiado)

Data: 
11/03/2020 até 23/03/2020
Local: 
Auditório 113 da Uerj (Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã)

O Colóquio Internacional Independência e Instrução na América e África se encontra adiado, em virtude da suspensão das atividades presenciais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Um novo calendário será divulgado quando os decretos governamentais sustarem as medidas de isolamento social.

Assim que tivermos novo cronograma, o blog do evento será atualizado e também informaremos pelas redes sociais do Colóquio:

 

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro receberá o Colóquio Internacional Independência e Instrução na América e África: História, Memória e Formação, no Auditório 113 do campus Maracanã. O evento tem como objetivo discutir os processos de emancipação em países dos dois continentes, abordando as relações entre os projetos de nação e os de formação das populações, as iniciativas utilizadas para a consolidação dessas experiências, bem como as funções da educação/instrução no projeto de construção das nações.

“Nós estamos contando com pesquisadores de diversas instituições do Brasil e do exterior. Estão confirmados 20 palestrantes das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste e 11 de fora do país”, afirma José Gondra, professor da Faculdade de Educação da Uerj e coordenador geral do encontro, juntamente com a professora Aline Limeira. De acordo com ele, o Colóquio também vai debater a relação entre os movimentos de independência e as efemérides de cada localidade, considerando os instrumentos de ensino voltados para docentes, tais como revistas, jornais, livros, compêndios, manuais, etc.

Durante as primeiras sessões, marcadas para os dias 11, 12 e 13 de março, o público poderá interagir com convidados da Espanha, Portugal, Moçambique, México, Colômbia, Uruguai, Estados Unidos, Argentina e Chile. Entre os temas em debate, o imaginário escolar argentino, os dilemas da formação cidadã uruguaia, a história do Estado do Grão Pará, a formação dos professores de Moçambique na década de 1970, a pedagogia dos panfletos políticos na independência do Brasil, a construção da identidade através de projetos de escolarização, a inauguração do Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR) no prédio do Palacete Dom João VI, entre outros.

A programação completa do Colóquio Internacional Independência e Instrução na América e África: História, Memória e Formação pode ser conferida no site https://uerjbicentenario.wixsite.com/evento. O encontro acontece das 9h às 18h, no Auditório 113 da Uerj, na Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã.

Serviço

Colóquio Internacional Independência e Instrução na América e África: História, Memória e Formação

Local: Auditório 113 da Uerj

Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã.

A ANPEd não se responsabiliza pelas informações repassadas pelos respectivos eventos, assim como por certificados, comprovantes e e outros materiais referentes a eles.