Democratização da Comunicação |SBPC

Data: 
04/06/2018 - 14:00
Prazo de Inscrição: 
30/05/2018
Local: 
auditório Leopoldo Amaral da Escola Politécnica da UFBA

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC realiza em Salvador no próximo dia 04 de junho de 2018, o terceiro dos oito Seminários Temáticos que estão sendo promovidos com objetivo de apresentar propostas para os candidatos ao Executivo e Legislativo, tanto nas esferas estaduais como federal. O tema da reunião em Salvador é a Democratização da Comunicação no Brasil.

Foram criados pela SBPC oito Grupos de Trabalho com o objetivo de elaborar propostas sobre temas como Políticas Públicas em CT&I, Educação Básica, Superior e Pós graduação, Direitos Humanos, Desenvolvimento Sustentável, Amazônia e Saúde pública.

Os seminários estão acontecendo em diversas cidades brasileiras e os seus resultados serão também apresentados sob a forma de painéis na 70ª Reunião Anual da SBPC que acontecerá em julho na Universidade Federal de Alagoas, em Maceió, quando a SBPC celebra 70 anos.

A coordenação do GT Democratização da Comunicação no Brasil é do professor Nelson Pretto, titular da Faculdade de Educação da UFBA, e integram o referido GT pesquisadores de diversos sociedades científicas e ativista da comunicação.

O evento em Salvador acontecerá no auditório Leopoldo Amaral da Escola Politécnica da UFBA, na Federação (Rua Aristides Novis, 02) com transmissão ao vivo pelo canal www.canalpolemicas.faced.ufba.br.  A participação é aberta sem necessidade de inscrição.

 

Programação:

14 h - Abertura

  • Sidarta Ribeiro, Secretário da SBPC, representando a Presidência. Professor titular de Neurociências e diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ph.D. em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller (2000), com pós doutoramento em Neurofisiologia na Universidade Duke (2005)
  • Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, Conselheira da SBPC. Doutora em Ciências Biológicas (Genética/UFRJ); Pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Cientifica LNCC/MCTIC.
  • Autoridades convidadas

15 h - A comunicação pública no Brasil

  • Giovandro Ferreira, Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM. Professor Titular da faculdade de Comunicação da UFBA.
  • Flávio Gonçalves, jornalista, diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB - Rádio Educadora da Bahia e TVE Bahia)
  • Pedro Andrade Caribé, jornalista graduado na Facom/UFBA, mestre e doutorando na linha de Políticas de Comunicação e Cultura no Programa de Pós-Graduação em Comunicação/UNB. Professor de Jornalismo e Multimeios da Uneb/Campus III. Coordenador do projeto Bahia1798.org e mediador do I Encontro Baiano de Mídia Livre.
  • Ivana Bentes Oliveira, doutora em Comunicação pela UFRJ, diretora da Escola de Comunicação da UFRJ
  • Pola Ribeiro, cineasta, ativista da comunicação pública e ex-diretor do IRDEB

19 h - A democratização da comunicação: grande mídia, mídias alternativas e plataformas digitais

  • Renata Vicentini Mielli, jornalista, secretária geral do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e Coordenadora Geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.
  • Fábio Palácio de Azevedo, doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP); professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
  • Rodrigo Carreiro, doutor em comunicação e cultura contemporâneas pela UFBA, onde defendeu tese sobre discussão política e redes sociais. É mestre pela mesma instituição e hoje atua como pesquisador em estágio pós-doutoral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD).
  • Marcos Dantas Loureiro, Professor Titular da Escola de Comunicação da UFRJ, doutor e Engenharia de Produção (COPPE-UFRJ), professor e pesquisador dos Programas de Pós Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCOM) e em Ciência da Informação (PPGCI) da ECO-UFRJ e Conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
A ANPEd não se responsabiliza pelas informações repassadas pelos respectivos eventos, assim como por certificados, comprovantes e e outros materiais referentes a eles.