II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica

Data: 
28/11/2017 - 08:00 até 01/12/2017 - 08:00
Prazo de Inscrição: 
02/11/2017
Local: 
Natal (RN) - UFRN e Hotel Praia Mar

O II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica é associado a dois outros eventos: o I Fórum Nacional de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade das IFES e o I Encontro de Pesquisadores de Educação Especial da Região Nordeste direcionado aos gestores, docentes, alunos e profissionais que exercem atividades na Educação Superior. O evento ocorrerá de 28 de novembro a 1 de dezembro de 2017, na UFRN/Hotel Praia Mar e tem como tema: Educação Inclusiva e as políticas de acesso e permanência no ensino superior. As informações sobre inscrições e submissões de trabalhos já estão disponíveis no site.

A Comissão organizadora do evento é formada por cinco IFES: UFRN, UNIFESSPA, UFG, UFSCar, UFRRJ e UFPR, além da parceria com várias outras IFES compondo o Comitê Cientifico do evento.

O evento tem como objetivos principais: Debater o panorama atual e as tendências da política de educação inclusiva no ensino superior, assim como discutir os avanços e desafios dos núcleos de acessibilidade no âmbito das IFES.

A proposta do evento é avaliar a implementação das políticas recentes de inclusão no ensino superior e discutir de forma coletiva como as IES tem se estruturado para atendê-las, que desafios e caminhos têm encontrado para garantir os direitos ao acesso, a permanência e a participação dos discentes com deficiências ou outras NEE nas atividades de ensino, pesquisa e extensão nas Universidades.

A partir das experiências de IES das diferentes regiões brasileiras será possível traçar um panorama sobre os níveis de desenvolvimento de políticas de acessibilidade e inclusão, assim como avaliar as propostas de suportes e apoios pedagógicos delineados nas diferentes realidades institucionais para os estudantes, visando assegurar uma educação de qualidade em condições de igualdade de oportunidades. Igualmente, o evento tem como missão constituir-se como espaço impar de debate e construção coletiva de referências e ações para a inclusão dessa população no ensino superior, com base na Lei de Cotas nº 13.409/2016. Nessa direção, a abrangência nacional e a qualidade acadêmica do evento poderão contribuir de maneira mais efetiva com a elaboração de propostas educativas, metodologias e instrumentos de avaliação das políticas públicas relativas a inclusão no ensino superior, além de constituir-se um foco emergente e de interesse de pesquisadores de várias áreas de conhecimento.

Na programação estão previstas mesas redondas, rodas de conversas, um fórum, um encontro e apresentação de trabalhos. Os temas e direcionamentos dessas atividades estão divulgados no site oficial do evento.

Maiores informações no site http://2cnienssup.ufrn.br/

A ANPEd não se responsabiliza pelas informações repassadas pelos respectivos eventos, assim como por certificados, comprovantes e e outros materiais referentes a eles.