II Seminário Nacional das Mulheres: Agroecologia e Bem-Viver

Data: 
24/11/2017 até 26/11/2017
Prazo de Inscrição: 
14/08/2017
Local: 
Tefé/Amazonas

Inscrições abertas!

O II Seminário Nacional de Mulheres terá como tema Agroecologia e bem viver e acontecerá entre os dias 24 a 26 de novembro de 2017. Esse II seminário pretendemos aprofundar as questões que dizem respeito à experiência das mulheres no Campo, nas Aguas e na Floresta para isso o tema do seminário não seria mais apropriado que esse. Nosso objetivo é mobilizar mulheres oriundas desses territórios em especial as Mulheres da Floresta Nacional de Tefé para refletir e debater suas experiências com a agroecologia e as “teceduras do bem viver”. O encontro estará em consonância com a proposta de caravana já realizada pela das Marcha Mundial das Mulheres, em 2017 na ocasião do dia 08 de Março de 2017. Nesse sentido, somamos forças e decidimos em plenária final continuar e ampliar esse movimento no Amazonas, unidas na luta por uma agroecologia além da adoção de práticas específicas tradicionais, como da não utilização de venenos ou sementes transgênicas.

A agroecologia anuncia que as pessoas são parte da natureza e a sobrevivência de ambas relaciona-se mutuamente, e que o modelo de desenvolvimento em vigor precisa respeitar a biodiversidade, as diferentes culturas, assim como enfrentar questões de discriminação entre os gêneros, raças e etnias. (Anjos, 2016). Nesse sentido, a organização e a luta das mulheres são muito importantes porque nos liberta, nos fortalece e nos emancipar na busca do direito de produzir com autonomia em nossas comunidades, ampliando a perspectiva do Bem Viver. “É a hora é a você da agroecologia, nem a terra nem as mulheres são mercadorias”!

A ANPEd não se responsabiliza pelas informações repassadas pelos respectivos eventos, assim como por certificados, comprovantes e e outros materiais referentes a eles.