IV INTERCRÍTICA – Intercâmbio Nacional dos Núcleos de Pesquisa em Trabalho e Educação

Data: 
26/11/2018 até 28/11/2018
Prazo de Inscrição: 
15/08/2018 até 05/10/2018
Local: 
Auditório do Campus Natal Central do IFRN – Natal/RN

O GT Trabalho e Educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (GT 09 da ANPEd) e o Núcleo de Pesquisa em Educação (NUPED), em colaboração com o Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), realizarão o IV Intercâmbio Nacional dos Núcleos de Pesquisa em Trabalho e Educação – INTERCRÍTICA, de 26 a 28 de novembro de 2018, no campus central do IFRN, em Natal/RN. O IV INTERCRÍTICA terá como tema central “As categorias fundantes do materialismo histórico-dialético no século XXI”.

Datas importantes

  • Inscrição na modalidade com apresentação de pôster: 15/08 a 05/10/2018.
  • Inscrição na modalidade sem apresentação de pôster: 15/08 a 26/11/2018.
  • Cadastramento de lançamentos de obras: 15/08 a 15/10/2018
  • Divulgação da relação de pôsteres aprovados: Até 25/10/2018
  • Divulgação da lista de obras cadastradas para lançamento: Até 05/11/2018
  • Divulgação da Programação Definitiva: Até 14/11/2018

As discussões ocorrerão tendo como referência a análise aprofundada do tema central, com o objetivo de proporcionar a reflexão sobre o estágio atual da produção sobre a temática Trabalho e Educação e estimular a continuidade do diálogo e intercâmbio entre pesquisadores e grupos de pesquisa da área e campo temático. Assim, a partir desta temática central, nas mesas serão aprofundadas as discussões relativas às relações entre luta de classes no século XXI e as questões de gênero, de raça, étnicas, geracionais e de diversidade sexual; Articulações neoliberais-neoconservadores e autoritarismo no Brasil; Lutas de classes e perspectivas sociais; Reforma do Ensino Médio. O evento é voltado para pesquisadores professores universitários, professores da educação básica e estudantes de pós-graduação e de graduação vinculados a grupos e núcleos de pesquisa que tenham por objeto de estudo temáticas vinculadas à área Trabalho e Educação. A programação terá conferência de abertura, mesas temáticas, grupos de trabalho, exposição de pôsteres, sessões plenárias, lançamento de livros e apresentações culturais.

Inscrições

Histórico

O INTERCRÍTICA – Intercâmbio Nacional dos Núcleos de Pesquisa em Trabalho e Educação é um encontro de trabalho e troca de experiências entre os grupos de pesquisa vinculados ao GT Trabalho e Educação (GT 09) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação – ANPEd. Constitui um fórum de discussão sobre as relações entre o trabalho e a educação, enfocando temáticas como: trabalho na sua dimensão ontológica e nas suas formas históricas, formação profissional e sindical, reestruturação produtiva, organização e gestão do trabalho, trabalho e escolaridade, trabalho e educação nos movimentos sociais, trabalho docente, dentre outras.

O I INTERCRÍTICA ocorreu em 2002, em Niterói (RJ), organizado pelo NEDDATE/UFF (Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação). No evento, os grupos de pesquisa em trabalho e educação reuniram-se apresentando seus percursos históricos, linhas de pesquisa e atuação, vínculos institucionais e associações interinstitucionais e referenciais teórico-metodológicos. Como o II INTERCRÍTICA foi realizado em 2014, durante esse intervalo de tempo a interlocução entre grupos e pesquisadores ocorreu nas reuniões nacionais da ANPEd e em outros espaços. O II
INTERCRÍTICA ocorreu na Universidade Federal do Pará (UFPA), de 26 a 28 de agosto de 2014, em Belém, organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação – GEPTE/UFPA, tendo como tema central “Por uma (nova?) pauta para a Pesquisa em Trabalho e Educação no Brasil”. Em seguida, durante a 37ª Reunião Nacional da ANPEd, realizada em Florianópolis, em 2015, o GT 09 aprovou a realização do III INTERCRÍTICA em Curitiba. O evento correu entre 28 e 30 de setembro de 2016, foi organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação e Tecnologia – GETET/UTFPR, situado no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba, tendo como temática central “Educação e Luta de Classes”.

A ANPEd não se responsabiliza pelas informações repassadas pelos respectivos eventos, assim como por certificados, comprovantes e e outros materiais referentes a eles.