IV Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores

Data: 
26/05/2021 até 28/05/2021
Prazo de Inscrição: 
01/03/2021 até 30/04/2021
Prazo para Submissão: 
01/03/2021 até 15/04/2021
Local: 
online

Data do evento: 26 a 28 de maio de 2021 

Período de submissão de trabalhos pelos grupos de pesquisa: até 15 de abril de 2021 

Período de inscrição: até 30 de abril de 2021 

Apresentação 

O IV Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil é um evento de modalidade nacional, integrando as ações da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no âmbito das atividades do Grupo de Trabalho (GT 8) - Formação de professores. 

A ANPEd é uma entidade sem fins lucrativos que congrega programas de pós-graduação stricto-sensu em educação, professores e estudantes vinculados a estes programas e demais pesquisadores da área. A Associação tem por finalidade o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura, dentro dos princípios da participação democrática, da liberdade e da justiça social. Dentre seus objetivos destacam-se: fortalecer e promover o desenvolvimento do ensino de pós-graduação e da pesquisa em educação, procurando contribuir para sua consolidação e aperfeiçoamento, além do estímulo a novas experiências na área; incentivar a pesquisa educacional e os temas a ela relacionados; promover a participação das comunidades acadêmica e científica na formulação e desenvolvimento da política educacional do País, especialmente no tocante à pós-graduação. 

Ao longo de seus 40 anos esta entidade científica tem contribuído para fomentar a pesquisa e o debate no campo da Educação, agregando, em torno de Grupos de Trabalhos (GT), pesquisadores de todo o país. O GT 8, dedicado ao tema da formação de professores, destaca-se como um dos maiores e mais consolidados na trajetória da ANPEd, tendo importante participação no processo de qualificação e fortalecimento da formação e produção acadêmico-científica na área. 

A IV edição do evento, será realizada no formato virtual, sob coordenação da Universidade de Brasília (UnB), com a expectativa de atingir em torno de 50 grupos de pesquisa; bem como ter a oportunidade de vivenciar em todos os estados do país a importante discussão e proposição sobre a formação docente no Brasil. 

Objetivo geral 

Aproximar e socializar os conhecimentos sobre a formação de professores produzidos pelos grupos de pesquisa vinculados a programas de pós-graduação do Brasil; contribuindo para o desenvolvimento acadêmico da temática. 

Objetivos específicos 

  • Colaborar na formação acadêmica dos professores, tanto da educação superior quanto da educação básica, e dos estudantes de graduação e pós-graduação interessados no ensino e na pesquisa sobre a formação de professores; 
  • Incentivar a participação em eventos científicos de professores e estudantes como parte integrante da produção do conhecimento e da formação profissional; 
  • Garantir a reflexão e o acesso aos temas relacionados à formação de professores, debatendo os desafios éticos, políticos e culturais do atual contexto brasileiro. 

 

A ANPEd não se responsabiliza pelas informações repassadas pelos respectivos eventos, assim como por certificados, comprovantes e e outros materiais referentes a eles.