GT15 - Educação Especial

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Apresentação

Revista Brasileira de Educação Especial
Nº 17, 2011, Edição especial, 20 anos 
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1413-65382011000...

O GT EDUCAÇÃO ESPECIAL : ANÁLISE DA TRAJETÓRIA E DA
PRODUÇÃO APRESENTADA (1991 – 2001)
Júlio Romero Ferreira - PPG Educação - UNIMEP/SP
www.anped.org.br/reunioes/25/encomendados/trajetoriaproducaogt15

OS 20 ANOS DO GT EDUCAÇÃO ESPECIAL: GÊNESE, TRAJETÓRIA E
CONSOLIDAÇÃO
Júlio Romero FERREIRA
José Geraldo Silveira BUENO
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-65382011000400011&script=sci_a...

 

 

Dados do Grupo
Coordenador:
Sônia Lopes Victor / UFES
E-mail do Coordenador:
sonialopesvictor@gmail.com
Vice-coordenador:
Carla Karnoppi Vasques / UFRGS
Grupos de Pesquisa

Grupo: Políticas Públicas de educação e educação especial

Instituição do Grupo: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Líder(es) do grupo: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar

Repercussões: O grupo tem caráter inter-institucional e envolve pesquisadores das seguintes universidades: UEL, UFSC, UNICAMP, UFSCar e UFMS. Trabalha através de interlocução dos pesquisadores que desenvolvem suas investigações em 4 estados brasileiros: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 2010 seus projetos de pesquisa foram contemplados pelos Edital Universal do CNPq e Edital Observatório - CAPES.

Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6662666493383097

 

Grupo: Educação Especial no sistema comum de ensino: acesso, permanência, aprendizagem e direito social

Instituição do Grupo: Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Líder(es) do grupo: Sonia Lopes Victor

Repercussões: O grupo tem como objetivo a produção de conhecimento acadêmico-científico no campo da educação especial direcionado ao sistema comum de ensino, a partir da investigação do acesso, da permanência, da aprendizagem e do direito social de seu público-alvo. Essa investigação tem em vista a reflexão crítica e a promoção de seu processo de escolarização na escola comum, de forma sistematizada e intencional, e da garantia do seu direito à educação. Nessa direção, os membros do grupo têm produzido dissertações de mestrado, teses de doutorado, capítulos de livros, coletâneas, artigos científicos, resenhas, entrevistas e relatórios técnico-científicos a respeito das temáticas supracitadas. Ademais, desenvolvem pesquisas e estudos científicos de forma coletiva acerca da formação de profissionais da educação, das políticas, dos serviços e recursos específicos e dos processos de aprendizagem e desenvolvimento do público-alvo da educação especial nos diferentes níveis e modalidades de ensino.

Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6649723129760345

 

Grupo: OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - Oneesp

Instituição do Grupo: Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Líder(es) do grupo: Enicéia Gonçalves Mendes

Repercussões: Neste grupo nos propomos a fomentar uma rede nacional de pesquisadores, o Observatório Nacional de Educação Especial (ONEEs), cujo objetivo será o de conduzir estudos integrados sobre políticas de educação inclusiva. Pretende-se que o ONEEs seja uma rede cooperativa entre pesquisadores que terá como meta produzir informações e conhecimentos necessários para melhor subsidiar decisões em matéria de políticas de educação inclusiva dos sistemas educacionais, além de oportunizar o compartilhamento de experiências entre pesquisadores para o desenvolvimento dos recursos humanos na área. No presente a rede é composta por 25 pesquisadores de 16 estados brasileiros. Os do ONEEs serão: a) Desenvolver a capacidade nacional de avaliação e monitoração dos contextos e tendências locais, regionais e nacionais das políticas de Educação Especial no país; b) Fornecer informações e evidências para a formulação do desenvolvimento de políticas, estratégias, planos e implementação de ações (na área de Educação Especial); c) proporcionar um fórum para parcerias, trocas de experiências e desenvolvimento da Educação no país; d) Servir como um sistema de vigilância e advocacia dos direitos dos estudantes com necessidades educacionais especiais; e) Monitorar as tendências que produzem impacto nas políticas locais de educação inclusiva como uma agenda compartilhada; f) Desenvolver pesquisas/estudos sob demanda (do coletivo ou de gestores); g) Compartilhar informações para contribuir no desenvolvimento de políticas; h) Melhorar a qualidade da informação proveniente de fontes diferentes fontes, i) Desenvolver os meios para o arquivo e recuperação de dados e informação j) Contribuir para a formação de recursos humanos dentro do país e na região.

Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5863473580801583

Grupo: Políticas de Educação Especial

Instituição do Grupo: Universidade de São Paulo - USP

Líder(es) do grupo: Rosângela Gavioli Prieto

Repercussões: A partir dos anos 90, a educação escolar figurou de forma mais intensa no cenário das políticas sociais como área prioritária para o desenvolvimento econômico e social brasileiro. Paralelamente à implantação de políticas de ampliação de acesso à educação básica e superior, meta do governo federal nos planos nacionais de educação de 2001 e 2014, houve evolução significativa de matrículas de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação em classes comuns. Averiguar implicações de planos e programas de atendimento escolar desse alunado, implantados em redes públicas, é a atividade principal desse grupo de pesquisa, que tem também como finalidade sistematizar e divulgar contribuições para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de políticas educacionais de inclusão escolar.

Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9314477287988308

Grupo: GEPEPES - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA POLÍTICAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL

Instituição do Grupo: Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Líder(es) do grupo: Lazara Cristina da Silva / Vilma Aparecida de Souza

Repercussões: O grupo pretende realizar estudos na área da educação especial, da inclusão educacional, envolvendo políticas públicas, formação docente, metodologias de ensino, estudo de Língua Brasileira de Sinais etc.

Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4906220744074959

Grupo: Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES)

Instituição do Grupo: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Líder(es) do grupo: Lodenir Becker Karnopp / Madalena Klein

Repercussões: Os pesquisadores do GIPES tomam como campo de investigação a Educação de Surdos desde 1999. Durante esse percurso, muitas foram as ações de pesquisa e de extensão feitas pelo grupo, mas seu credenciamento no CNPq ocorreu em 2006, consolidando o perfil interinstitucional. A divulgação de suas pesquisas ocorre por meio de diferentes produções bibliográficas e produções técnicas como cursos, palestras e assessorias pedagógicas. Um espaço de divulgação e discussão de dados das pesquisas do GIPES é o Fórum Estadual de Educação de Surdos (FEES): um evento itinerante, realizado desde 2007, nas instituições de vínculo do grupo, com a participação das comunidades envolvidas com a educação de surdos de cada região.

Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7026622368618023

Grupo: Grupo Interinstitucional de Pesquisas em Libras e Educação de Surdos

Instituição do Grupo: Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Líder(es) do grupo: Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado / Keila Cardoso Teixeira

Repercussões: Este grupo de pesquisa é composto por diferentes pesquisadores na área da Libras e da Educação de Surdos por diversas frentes: educação, tradução e interpretação, saúde. O grupo de pesquisa é o desdobramento do Programa de Extensão Grupo de Estudos Surdos, programa de extensão de caráter interdepartamental que visa articular as atividades relacionadas a Libras e aos Estudos Surdos na Universidade Federal do Espírito Santo. Ao assumir o caráter de grupo de pesquisa, a ideia é reunir estudos e pesquisas de novos pesquisadores de diferentes instituições para o aprimoramento, trocas de experiências, discussões e pesquisas na área da Libras, educação e saúde do sujeito surdo.

Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9614668860378228

Grupo: GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Instituição do Grupo: Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Líder(es) do grupo: Douglas Christian Ferrari de Melo / Eliesér Toretta Zen

Repercussões: Espera-se que as pesquisas desenvolvidas pelo grupo possam influenciar os gestores e professores da educação básica na elaboração de políticas públicas que visam o acesso ao direito à educação dos alunos da educação especial, especialmente, nas áreas de fundamentos da educação, práticas pedagógicas e políticas públicas de escolarização. Divididos em três linhas de pesquisa, trabalhar o tripé da universidade: ensino, pesquisa e extensão, buscando compartilhar os conhecimentos acumulados e intervir com a sociedade para transformação da realidade educacional e social.

Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4537368565174961

Grupo: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação - Educação Especial

Instituição do Grupo: Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Líder(es) do grupo: Rosimeire Maria Orlando / Heulália Charalo Rafante

Repercussões: O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação - Educação Especial, teve seu início em 2009 sob coordenação da Prof Dr Katia R M Caiado. É formado por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (campus São Carlos) e do Programa de Pós Graduação em Educação (Campus Sorocaba) e seus orientandos. Além de professores da rede pública de ensino. Desenvolve projetos de pesquisa, extensão e ensino na graduação e pós-graduação. A temática central de estudo é o direito à educação das pessoas com deficiência, com foco na escolarização. As pesquisas do grupo versam sobre: direito à educação, formação de professores, produção do conhecimento, políticas de educação, interface com a educação do campo e práticas pedagógicas em diferentes etapas, níveis e modalidades da educação. Desde 2014 há atividades de colaboração internacional com Moçambique, pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e Universidade Pedagógica. O NEPEDE'EEs tem núcleos na UFSCar, UFC e UF.

Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6606365112760571

Grupo: GEPETO - Grupo de Estudos de Política Educacional e Trabalho

Instituição do Grupo: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Líder(es) do grupo: Rosalba Maria Cardoso Garcia / Eneida Oto Shiroma

Repercussões: O GEPETO desenvolve pesquisas relativas às políticas educacionais para a educação após 1990. Entre os países estudados, além do Brasil, estão Argentina, Chile, Uruguai, França, Portugal, Espanha, Moçambique, Timor Leste e Inglaterra. Tem substantiva produção publicada sob a forma de artigos, capítulos de livros, trabalhos completos em congressos e livros. Organiza livros e periódicos e oferece formação à rede pública. Publicou SHIROMA, E. et al. Política Educacional (4ª ed). ( 2007); MICHELS, M.H. et al (Org.) Práticas pedagógicas: política, currículo e espaço escolar, EVANGELISTA, O(org.) Nós da rede: a Educação Básica municipal na voz de seus professores; Políticas para a educação básica no Brasil e Formação de professores no Brasil: leituras a contrapelo (2017). Participa do Observatório da Educação/CAPES (UFSCar, UEL, UFMS, UNICAMP). Colabora na pesquisa Transnational dynamics in quality assurance and evaluation politics of basic education in Brazil, China, Russia (Univ. Tampere)

Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1677510607966478

Grupo: Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (OBEE)

Instituição do Grupo: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Líder(es) do grupo: Márcia Denise Pletsch / Maíra Gomes de Souza da Rocha

Repercussões: Desde 2009, o grupo se dedica a pesquisar a implementação e operacionalização das políticas federais de inclusão escolar em municípios da Baixada Fluminense/RJ, em particular as formas pelas quais o atendimento educacional especializado tem sido oferecido. Entre outros pontos, as investigações evidenciaram diferentes dificuldades vividas no interior dessas redes de ensino para implementar tais políticas, bem como as diversas estratégias adotadas por elas para cumprir as diretrizes federais, sobretudo no que se refere à escolarização dirigida para alunos com deficiência mental, grupo que continua largamente sem acesso à aprendizagem escolar. Levando em consideração esses dados e a escassez de pesquisas científicas recentes sobre os processos de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiências e outras condições atípicas do desenvolvimento, voltamo-nos para a investigação das dimensões que envolvem tais processos, a partir dos referenciais histórico-culturais de Vigotski e seus seguidores.

Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4382281158160597

Grupo: Formação, Pesquisa-ação e Gestão em Educação Especial – GRUFOPEES

Instituição do Grupo: Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Líder(es) do grupo: Mariangela Lima de Almeida

Repercussões: O grupo desenvolve estudos na Educação Especial, por meio de projetos de pesquisa e extensão que problematizam diferentes contextos da realidade concreta. Toma como objeto de investigação a formação de profissionais da educação, a gestão em Educação Especial e as práticas pedagógicas. Assume a perspectiva teórico-epistemológica da pesquisa-ação, bem como dedica-se aos estudos dessa perspectiva investigativa. Tem desenvolvidos estudos junto aos gestores públicos de Educação Especial, tendo-os colaboradores-parceiros no processo de pesquisa-formação. Possui uma rede de colaboração entre pesquisadores de diferentes universidades nacionais e profissionais das redes de ensino de estados brasileiros. Essa rede de colaboração tem permito estudos coletivos, produção científica conjunta, articulação e promoção de eventos acadêmico-científicos.

Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5227846232231450

Documentos

Nota ANPEd sobre possível revisão da Política Nacional de Educação Especial

http://www.anped.org.br/news/nota-anped-sobre-possivel-revisao-da-politi...

Avaliação em larga escala e educação especial inclusiva: o embate entre duas lógicas

Erika Marinho Witeze, Régis Henrique dos Reis Silva

https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/39687