GT 10 da ANPEd participa de Seminário Técnico de Formação Continuada das Universidades promovido pelo MEC

 

O GT 10 da ANPEd (Alfabetização, Leitura e Escrita) participou nos dias 25 e 26 de março do Seminário Técnico de Formação Continuada das Universidades: avaliação do PNAIC e a caminhada do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Com o objetivo de ampliar os espaços de debates sobre a implementação de macro políticas para a formação continuada de professoras(es) alfabetizadoras(es) do país, o evento contou com a participação de representantes do Ministério da Educação (MEC) e das universidades públicas brasileiras, com transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube. 

No segundo dia do evento foi realizado o painel “Formação Continuada: o papel das entidades científicas do campo da alfabetização”, com a participação das professoras Janaína Soares Martins Lapuente (representando o GT 10 da ANPEd) e Gabriela Medeiros Nogueira (Associação Brasileira de Alfabetização – ABALF).

A representante do GT 10 da ANPEd apresentou brevemente a entidade científica destacando a sua história e contribuição no campo da pesquisa em educação. Na sequência, expôs o levantamento das comunicações orais apresentadas nas Reuniões Nacionais da Associação, no período de 2012 a 2023, a respeito do PNAIC. Além disso, foram destacadas as principais iniciativas realizadas em parceria com a ABALF e as ações junto ao MEC no atual Governo Federal. Por fim, foi destacado que o GT 10 da ANPEd segue aberto para a discussão permanente a respeito das pautas educacionais.

Pular para o conteúdo