30.11 | Educação e Antirracismo na Obra de Kabenguele Munanga | ANPEd Sudeste 2022

O oitavo episódio da segunda temporada do Programa Bibliografia Viva homenageia o Professor Kabengele Munanga. O programa vai ao ar no canal do YouTube da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no dia 30 de novembro, quarta-feira, às 19h, horário de Brasília. A atividade integra a programação da ANPEd Sudeste 2022, que acontece de 29 de novembro a 02 de dezembro, em formato híbrido - online e na UFMG em Belo Horizonte.

Kabenguele Munanga atuou como professor efetivo na Universidade de São Paulo onde se aposentou como Professor Titular. Atua como pesquisador principalmente nas áreas de Antropologia da África e da População Afro-brasileira. É autor de mais de 150 publicações entre livros, capítulos de livros e artigos científicos. Como intelectual foi um dos protagonistas negros no debate nacional em defesa das cotas e das políticas afirmativas.

Trajetória acadêmica

No Congo graduou-se em Antropologia Social e Cultural pela Universidade Oficial do Congo (1969), instituição em que iniciou sua carreira de Professor logo após a conclusão do seu curso. Entre 1969 e 1971 se especializou em estudo das artes africanas tradicionais, na Universidade Católica de Louvain, Bélgica. Concluiu em 1977 pela Universidade de São Paulo, seu doutorado em Antropologia Social.

Bibliografia Viva

A mesa virtual sobre a educadora será conduzida pela professora Vanessa Eleutério (UFMG) e pelo professor Marcus Fonseca (UFOP) que terão como convidados Neusa Maria Mendes (UNICAMP), Julvan Oliveira (UFJF), Sales Augusto (UFV) e Rodrigo Ednilson (UFMG). O homenageado não estará presente na roda de conversa, mas poderá acompanhar a homenagem sobre a sua trajetória acadêmico-profissional com os demais participantes no canal da FAE/UFMG no Youtube.

O Programa Bibliografia Viva tem homenageado vários intelectuais do campo educacional. Todos os programas estão disponíveis no Youtube. O programa é desenvolvido por uma parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal de Ouro Preto, por meio das seguintes organizações: Grupo de Pesquisa História e Historiografia da Educação – GERAES-UFOP, Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, Portal de Livros Abertos da FaE/UFMG, Grupo Didaktikè (UFMG), Programa Ações Afirmativas na UFMG e Setor Áudio Visual da FaE/UFMG.

Para acompanhar nosso trabalho acesse nossas redes sociais no Instagram e Facebook ou no Youtube:  Bibliografia Viva - YouTube

SERVIÇO:

Data: 30/11/2022 - Quarta-feira

Horário:19h

Canal: Bibliografia Viva - YouTube

Contatos

Instagram - @Bibliografiaviva

Facebook - @BibliografiaViva

E-mail - bibliografiaviva@gmail.com