8M na ANPEd: live sobre feministas negras e mulheres na pós-graduação

Na Semana da Mulher, a ANPEd realiza dois importantes encontros online. No dia 08 de março, receberemos no Instagram a socióloga Núbia Regina Moreira para um bate-papo sobre A Organização das Feministas Negras no Brasil, tema de livro da cocente da UESB. A live tem início às 18h.

Já na quarta (10), a Live ANPEd debaterá o papel das Mulheres na Pós-Graduação, com a presença de Amanda Harumy (ANPG), Joanalira  Corpes Magalhães (FURG) e Megg Rayara (UFPR), com mediação de Maria Margarida Machado (UFG).  Com um cenário de prolongamento de quarentena em 2021 e preocupações referentes à saúde, o projeto segue em 2021, desta vez alinhado às Quartas da Educação, iniciativa que mobiliza entidades da área a fim de mobilizar diversos públicos nas redes e dar visibilidade à Educação no país. ​ A transmissão acontece pelo Facebook canal de Youtube da ANPEd simultaneamente. Clique aqui e acesse todos os vídeos das transmissões.

Clique aqui e confira também seleção de artigos da RBE, com textos sobre trajetória de intelectuais e questões de gênero.

Sobre as convidadas

08.03

Núbia Regina Moreira

Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasilia (2013). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - (UESB). Líder do Grupo de Pesquisa Oju Obinrin Observatório de Mulheres Negras (UESB), pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Curriculares e Educativas (GEPPCE- UESB). Autora do livro A Organização das Feministas Negras no Brasil, já em 2ª ed. (2018). Seus interesses de pesquisa estão direcionadas para os seguintes temas: produção cultural de mulheres negras, rede de mulheres negras, feminismo negro, trajetórias sociais, teoria e politica feministas; a; teoria e politica curriculares.

10.03

Amanda Harumy - Formada em Relações Internacionais pela UNIFESP. Doutoranda no programa de Integração da América Latina - PROLAM USP. Professora de relações internacionais na FSA. Diretora de RI da ANPG.

Joanalira Corpes Magalhães docente da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Possui doutorado em Educação em Ciências e Pós-Doutorado em Educação. Professora do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Furg. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros, gênero e ciência, sexualidades, artefatos culturais.

Megg Rayara Gomes de Oliveira
Mestre (2012) e doutora (2017) em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora adjunta no setor de educação e professora no Programa de Pós-graduação em educação na UFPR. É coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UFPR. Discute os seguintes temas: Relações raciais, Arte Africana, Arte Afro-brasileira, gênero e diversidade sexual. 

Maria Margarida Machado

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Vice-diretora e coordenadora de graduação da Faculdade de Educação da UFG, no período de 2002 a 2004. No período de 2004 a 2006 foi coordenadora pedagógica do Departamento de Educação de Jovens e Adultos da SECAD/MEC.Presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no período de 2013 a 2015.