Aberto processo seletivo para os cursos do PPG em População, Território e Estatísticas Públicas | ENCE/IBGE

Aberto processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). 

Os cursos são realizados no Rio de Janeiro-RJ/Brasil. O programa contempla cursos em nível de mestrado e doutorado. Seu objetivo é promover a formação de pesquisadores e profissionais para que sejam capazes de desenvolver atividades de pesquisa e ensino em análises de processos socioespaciais e na produção de informação e estatísticas públicas; e, desse modo, promover o conhecimento sobre sua população, realidade territorial e suas dinâmicas. O programa de pós-graduação da ENCE requere dedicação completa. Oferece bolsas de CAPES e do IBGE para os estudantes que não têm vínculo empregatício.

Inscrições: As inscrições deverão ser realizadas no período de 20 de agosto a 05 de outubro de 2018, das 10:00h às 18:00h (horário de Brasília).

Local da inscrição:

  • Secretaria da Gerência de Registro e Controle (GRC) da Ence, sala 105, 1º andar.
  • Serão aceitas inscrições pelo correio via Sedex, que devem ser enviadas para o endereço disponível no fim deste edital. A documentação enviada por correio está sujeita a verificação e deve ter data de postagem até meia-noite do último dia de inscrição (horário de Brasília).
  • Candidatos residentes no exterior devem enviar a documentação em cópia digital para o endereço da secretaria da Pós-graduação (secretaria.cpgence@ibge.gov.br) e aguardar a confirmação do recebimento. 

Calendário

Inscrições: 20 de agosto a 05 de outubro 2018

  • Presencialmente - até 05 de outubro de 2018.
  • Enviadas via Correios - postagem até 03 de outubro de 2018.
    Atenção: Os candidatos que enviarem sua documentação via Correios devem enviar um e-mail parasecretaria.cpgence@ibge.gov.br informando a data da postagem.

Provas escritas: 15 de outubro de 2018
Resultado da 1ª e 2ª fases: 19 de novembro de 2018
Entrevistas: 03 e 04 de dezembro de 2018
Resultado final: 10 de dezembro de 2018
Pré-Matrícula (on-line): 13 e 14 de dezembro de 2018
 

Informações:

Os interessados poderão obter informações complementares na Secretaria da GRC (sala 105) ou na Secretaria da Coordenação de Pós-Graduação (sala 109) da Escola Nacional de Ciências Estatísticas.

Endereço:        Rua André Cavalcanti, 106 
                      Bairro de Fátima – Rio de Janeiro – RJ 
                      CEP 20231-050

Telefones:       (21) 2142-4691 ou (21) 2142-4696

Email:              secretaria.cpgence@ibge.gov.br

 

O Mestrado e o Doutorado estão estruturados em torno de duas linhas de pesquisa, especificadas a seguir, que direcionam os projetos de pesquisa, as dissertações e as teses.

  • População, Território e Condições de Vida: Esta linha tem como foco o estudo da dinâmica populacional e territorial e das condições de vida da população, englobando aspectos sociais, econômicos e ambientais. Inclui a utilização de indicadores e o emprego de métodos e modelos para análise da dinâmica populacional e territorial e das condições de vida, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas. Explora as bases de dados existentes e realiza levantamentos de informações quantitativas e qualitativas, considerando os aspectos conceituais e metodológicos e respeitando os limites das fontes utilizadas. 
  • Produção de Estatísticas Públicas: Esta linha tem como foco o estudo de questões ligadas ao planejamento e à condução de levantamentos como censos, pesquisas amostrais e registros administrativos usados para a produção de estatísticas públicas que retratem o estado e a dinâmica populacional e territorial e as condições de vida da população. Inclui o desenvolvimento, a análise e a avaliação de métodos e modelos que contribuam para o avanço da produção de estatísticas públicas, da construção de indicadores e de sistemas de indicadores.