Amazonizando a ANPEd | 40ª Reunião Nacional tem abertura oficial neste domingo (17) com conferência de Carlos Brandão (Unicamp)

Tem início neste domingo (17), a partir das 17h, a aguardada abertura da 40ª Reunião Nacional da ANPEd. A solenidade ocorre diretamente do campus do Guamá na UFPA em Belém do Pará. Além de pronunciamentos da organização local, da presidente Geovana Lunardi (UDESC), autoridades e representantes de povos originários, a transmissão online trará uma programação cultural especial. A proposta se ancora num movimento de múltiplas circularidades, que convida os participantes a conhecerem o patrimônio cultural produzido pela pluriversidade de sujeitos, coletivos, povos e etnias das Amazônias, a partir de rituais ancestrais e apresentações musicais de mestres populares.

A abertura, através de vídeos especiais, fará uma celebração às 40 edições da Reunião Nacional da Associação e também uma homenagem a colegas que nos deixaram ao longo deste biênio, algumas delas vítimas da COVID-19, que ceifou mais de 600 mil vidas brasileiras até o momento. Na sequência, a partir de 19h30, o evento terá a honra de receber a conferência do professor Carlos Rodrigues Brandão (Unicamp), a partir do tema do encontro “Educação como prática de Liberdade: cartas da Amazônia para o mundo!”.

Toda a atividade contará com transmissão pelo canal da ANPEd no Youtube e Facebook. 

 

 

Programação

Ao longo de quatro dias, de segunda a quinta (22), a Reunião irá promover 16 Sessões Especiais com prestigiados pesquisadores nacionais e estrangeiros sobre temas centrais da Educação e para o contexto social e político do país - estas atividades serão abertas ao público pelo canal da ANPEd. Já para os mais de dois mil inscritos do evento, serão promovidos 53 Painéis Temáticos, além das atividades internas dos 23 GTs, incluindo apresentações de pesquisas e trabalhos encomendados. Junto a uma intensa programação que inclui reuniões organizativas e Assembleia, destaca-se a Sessão Pública da UPMS - Universidade Popular dos Movimentos Sociais, encerrando as oficinas realizadas pela UPMS nos dias anteriores junto a coletivos da região amazônica. 

Cliqui aqui para baixar o arquivo de programação.

Inscritos no evento têm acesso a todos as atividades na Área do Participante, com links disponíveis 20min antes de cada transmissão.

Outro destaque é a Feira Virtual de Livros, que no período do evento conta com editoras credenciadas que oferecem descontos de até 40% em títulos do catálogo, além de lançamentos de livros de autores independentes nos dias 19 e 20 de outubro, de 18h às 19h – a feira conta com interface específica a partir do site do evento. Na quinta (22), o encerramento da 40 ª Reunião Nacional trará uma mesa com pesquisadores e lideranças amazônicas a partir do tema "Educação, bem viver e defesa dos territórios originários"

Programação prévia

A Reunião Nacional realizou ao longo de todo o mês de setembro e primeira quinzena de outubro uma ampla programação prévia do evento, com 21 Sessões Conversa, Homenagens, Simpósios, Colóquios e minicursos. Com exceção dos minicursos (exclusivos para inscritos), todo o conteúdo segue disponível no canal do Youtube da ANPEd, como material de grande valia para nortear debates dentro e fora de sala de aula em torno de questões educacionais, da Amazônia, do Centenário de Paulo Freire, avaliação e atuação de periódicos, dentre muitos outros.