ANPEd apoia Marcia Angela Aguiar, Luiz Dourado e Malvina Tuttmann ao CNE

A ANPEd apoia os nomes de Marcia Angela Aguiar, Luiz Dourado e Malvina Tuttmann na indicação de nomes ao Conselho Nacional de Educação (CNE). Tais eminentes docentes e pesquisadores, que foram indicados em no processo de 2018 após consulta interna e ampla negociação, também contam com apoio de outras entidades. A partir de lista tríplice o Ministro A. Weintraub nomeará os novos conselheiro do CNE.

  

Desde a suspensão de nomeações de conselheiros democraticamente indicados, em julho de 2016, a Diretoria da ANPEd, em parceria com outras associações, tem avaliado que o CNE é um espaço que precisa ser continuamente disputado. Estivemos em audiências e lutamos junto às conselheiras Marcia Angela, Malvina Tuttman e Aurina Oliveira quando questionaram e se opuseram à BNCC, na defesa da escola pública, plural, laica, democrática e de qualidade social. Em 2018, após consulta interna e ampla negociação com as entidades indicamos os nomes de Marcia Angela Aguiar, Luiz Dourado e Malvina Tuttmann, plenos da convicção e do compromisso de nos representarem frente ao Conselho Nacional de Educação, desempenhando a função de "formular e avaliar a política nacional de educação, zelar pela qualidade do ensino, velar pelo cumprimento da legislação educacional e assegurar a participação da sociedade no aprimoramento da educação brasileira". Contudo, nossa indicação não foi considerada. 

Não surpreende que, de acordo com a Portaria Ministerial nº492 de 21 de maio de 2020, tenham sido mais uma vez alteradas a forma de indicação, prazo e ainda ampliada a relação de entidades representadas no CNE. Sabemos que, desde a consulta em 2018, o prazo exíguo não facilita a consulta ou negociação e dificulta a articulação com outras entidades. Chamamos atenção das pessoas associadas, aos termos da Portaria nº492/2020, para a urgência e importância política de nos apresentarmos, com nomes nacionais para essa disputa, enviando uma lista tríplice até dia 1 de junho. 

Luiz Dourado é Professor Titular Emérito da UFG,Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), pós-doutorado em Paris/França na École des Hautes Études en Siences Sociales (EHESS,2010), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1990),graduação e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1983). Diretor de Intercâmbio Institucional da ANPAE.Foi Membro do Conselho Superior da CAPES (2014/2018), Membro do Conselho Técnico Científico da Capes - ed. Básica (2013/2017), membro do Conselho editorial da Revista Retratos da Escola/CNTE/Esforce, membro do conselho editorial da Revista Educação e Sociedade (cedes), Revista Horizonte Latino Americano do Mercosul e da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Membro do Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior no Brasil (GEA/FLACSO). Entre 2012-2016 foi Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, entre 2014/2016 foi membro do Fórum Nacional de Educação. Foi Diretor da Secretaria de Educação Básica do MEC, Foi Coordenador Geral de Estatísticas Especiais do INEP, Foi Secretário Adjunto da ANPEd e Diretor de Pesquisa da ANPAE. Entre 2007-2014 foi Editor da da Revista Retratos da Escola/CNTE/Esforce (2007/2014). Tem experiência na área de Educação e sociologia da educação com ênfase em política educacional, envolvendo estudos sobre avaliação, gestão e regulação da educação básica e educação superior. Atualmente é Diretor de Relações Institucionais da ANPAE e membro do FNPE.

Malvina Tuttman é atualmente, é Presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro (CEE-RJ), professora TITULAR da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), instituição da qual foi Diretora da Escola de Educação, Pró-Reitora de Extensão e REITORA, eleita por dois mandatos consecutivos, nos períodos de 2004-2008 e 2008-2011. Em janeiro de 2011, assumiu a Presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Em 2012, passou a ser membro do Conselho Nacional de Educação - CNE, da Câmara de Educação Básica, e membro do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro - CEE/RJ, também da Câmara de Educação Básica. Desde de 2013, representa o CEE/RJ no Fórum Estadual de Educação do estado do Rio de Janeiro. Possui ampla experiência na docência e na gestão, desenvolvendo pesquisas, trabalhos de extensão e demais produções acadêmicas nas áreas de currículo, extensão universitária, cotidiano na educação, metodologias participativas, planejamento e avaliação. Exerceu outros cargos de assessoramento, coordenação e direção junto a entidades representativas da educação básica e superior, nos âmbitos nacional e internacional. Graduada em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1976), MESTRE em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981) e DOUTORA em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004). Iniciou sua carreira como professora do ensino fundamental da rede pública do município do Rio de Janeiro.

Marcia Angela Aguiar é Graduada em Pedagogia (licenciatura e bacharelato) pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia (campus Recife) e coordena o Observatório de Política e Gestão da Educação (OBSERVA). Integra a Linha de Pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação e é líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas . Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade Federal de Goiás, junto ao grupo de pesquisa Nedesc, Foi Diretora do Departamento de Educação da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), professora da Educação Básica e Diretora de Planejamento da Secretaria de Educação de Pernambuco. Foi presidenta da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE -2002-2004), Coordenadora do Grupo de Trabalho " Estado e Política Educacional" (Anped GT05 - 1992-1993; 2001-2004), Vice-Presidenta (1993/1995) e Presidenta (2005/2009) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)1992-1993;. Foi presidenta da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE - 2011/2013).Foi Conselheira da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (2014-2018). Coordenou a Comissão de Especialistas de Pedagogia e várias Comissões de Avaliação de Cursos da SESu/MEC. Atualmente é Diretora de Cooperação Internacional da ANPAE e integra as seguintes redes de pesquisadores: Rede de Cooperação Científico-Acadêmica de Educação Superior (REDE CAES), Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos em Política Educativa (RelePe), Forum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES). Integra comitê e conselho editorial de vários periódicos científicos, entre os quais: Educação e Sociedade, Retratos da Escola, Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Linhas Críticas. Desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, principalmente nos seguintes temas: política educacional, formação de profissionais da educação, educação, gestão da educação e educação superior.

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