ANPEd assume coordenação da Comissão de Acompanhamento e Sistematização do PNE em GT do MEC

A ANPEd, na condição de membro do Fórum Nacional de Educação (FNE) e representada pela presidenta Geovana Lunardi, assumiu a coordenação da Comissão de Acompanhamento e Sistematização do Plano Nacional de Educação (PNE) no Grupo de Trabalho instituído pelo Ministério da Educação.

O grupo, composto por pela Comissão de Acompanhamento e Sistematização e pela Comissão de Mobilização, tem como objetivo analisar o PNE em vigor até 2024 (Lei 13.005/2014) e preparar a transição para o novo Plano.

O Grupo de Trabalho reuniu-se em Brasília pela primeira vez nos dias 1 e 2 de junho. Entre as atividades, foi realizada uma oficina para analisar os macroproblemas e macro-objetivos do PNE tendo em vista um balanço e o planejamento do próximo Plano.

A Comissão de Acompanhamento e Sistematização tem como missão sistematizar as diversas análises e avaliações produzidas por várias organizações e atores do campo da educação sobre o PNE 2014-2024.

Entre elas estão o Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação 2022, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a maior parte das 20 metas não foram alcançadas, havendo, mesmo estagnação ou retrocesso – por exemplo, metas relacionadas ao analfabetismo funcional, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ampliação da oferta de educação em tempo integral, entre outras. Os relatórios de monitoramento do PNE produzidos pelo Inep podem ser acessados aqui.