ANPEd Centro-Oeste tem início online nesta terça (18) com conferência de Carlos Henrique de Carvalho (UFU)

A 15ª ANPEd Centro-Oeste tem início nesta segunda (16), às 19h, com conferência do Prof. Dr. Carlos Henrique de Carvalho (UFU) abordando o tema geral do evento: "Educação e Pesquisa: impactos, compromisso social, perspectivas". No dia 17, terça-feira, ocorrerá uma sessão de lançamentos de livros, programação cultural e Sessão Homenagem da revista Education Review. A Conferência de Abertura e a Sessão Homenagem acontecem pelo Youtube e Facebook da ANPEd Nacional. Por sua vez, a conferência de encerramento com a Profa. Dra. Fabiany de Cássia Tavares Silva (UFMS) abordando o tema "Compromisso Social e Perspectivas de Pesquisa na Região Centro-Oeste" ocorrerá pelas redes da Faced/UFU.

Já as demais sessões serão transmitidas de forma restrita aos inscritos. Ao longo dos três dias o encontro promove Sessões Especiais com qualificados pesquisadores da região, com temas como história da educação em tempos de pandemia, didática, inovação e tecnologias digitais, movimentos sociais, alfabetização, gênero e sexualidade, além de comunicações dos GTs. 

Clique aqui e acesse o site do evento para mais informações.

Clique aqui e acesse a programação completa de Sessões Especiais.

O Encontro  Regional da ANPED Centro-Oeste (CO) é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia e o Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste (FORPRED- Centro-Oeste). Diante do quadro de emergência de saúde pública causado pela pandemia decorrente do coronavirus, optou-se pela realização de atividades on line.

Estima-se a participação de 700 (setecentos) pesquisadores/as, dentre estudantes de mestrado e doutorado, professores/as e pesquisadores/as dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste, acadêmicos/as e profissionais, bem como pesquisadores/as em estágios de pós-doutorado. Esses/as profissionais circularão nos diversos espaços online de programação do evento, contribuindo com deliberações dos Grupos de Trabalho (GTs) da ANPED nessa região.

O XV Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste – Reunião Científica Regional da ANPED se constitui em um espaço e momento privilegiado para se discutir a pesquisa e a pós-graduação em educação considerando os cenários político, econômico, social e cultural. Nesse sentido, oportunizará o debate qualificado quanto ao impacto e compromisso social da pesquisa em educação frente aos desafios da sociedade contemporânea; à educação básica e os diferentes espaços formativos; suas mediações e contradições. Nesse debate se pretende possibilitar e demarcar as perspectivas e contribuições do campo científico da educação da região Centro Oeste no enfrentamento dos desafios colocados pela contemporaneidade, tendo como horizonte a construção de uma sociedade uma sociedade democrática, justa, igualitária.