ANPEd cria Comissão de Diversidade, Acessibilidade e Ações Afirmativas

A ANPEd aprovou no dia 18 de fevereiro a criação da Comissão de Diversidade, Acessibilidade e Ações Afirmativas no âmbito da Associação. A comissão, que se reuniu nesta segunda-feira (22), está prevista para vigorar até o final da gestão 2019-2021.

Para a presidente da comissão, Profa. Maura Corcini Lopes (UNISINOS), a ANPEd tem um compromisso tanto com a representação política de seus sócios quanto com a produção e circulação do conhecimento. Neste sentido, investir na formação e debate sobre a desigualdade, a discriminação negativa e as muitas formas de preconceito presentes na história social e educacional brasileira, mas não somente, torna-se uma emergência que precisa estar constantemente na pauta. "A ANPEd não compactua com qualquer tipo de discriminação negativa. Diante dessa premissa, entendemos que é necessário investirmos fortemente na Associação para que ninguém seja silenciado ou invisibilizado. Por isso, prevemos em nosso plano de gestão Anped, Presente! a construção de uma política  permanente que visa orientar todas nossas ações ao que se refere as práticas de acessibilidade, diversidade e ações afirmativas", explica.

Corcini explica que no momento trabalham na formação de uma comissão representativa dos diferentes GTs que compoem a ANPEd. A comissão irá construir uma proposta de política a ser apresentada e discutida em Assembleia Geral, prevista para ocorrer em outubro de 2021, na 40a Reunião Nacional. "Queremos finalizar a gestão ANPEd, Presente! cumprindo nosso plano de trabalho e honrando nosso compromisso ético com a promoção da justiça social."

A comissão de Diversidade, Acessibilidade e Ações Afirmativas da ANPEd é formada por Maura Corcini, vice-presidente da ANPEd pela região Sul, Profa. Ana Cristina Juvenal da Cruz (UFSCar), Prof. Decio Nascimento Guimarães (IFFluminense), Profa. Eliane Rose Maio (UEM), Profa. Eugênia Portela de Siqueira Marques (UFMS), Profa. Geovana Mendonça Lunardi Mendes (UDESC), Profa. Márcia Denise Pletsch (UFRRJ) e Prof. Paulo Vinicius Baptista da Silva (UFPR).

Clique aqui e acesse a portaria 2021-1.

Membros da comissão se reuniram nesta segunda (22) de forma remota online.