ANPEd dá posse a instâncias 2021-2023, celebra a Educação pública e construção de legado para a Associação em tempos difíceis

A ANPEd realizou nesta quarta-feira, 08 de dezembro, assembleia que homologou a posse das instâncias da Associação para o biênio 2021-2023. A sessão ocorreu em formato híbrido, com solenidade no auditório da Faculdade de Educação da UDESC, em Santa Catarina/SC, e participações online.

O encontro teve início com apresentação cultural do duo Pampiana, formado pela violinista Iva Giracca e o acordeonista Roger Corrêa, mesclando ritmos da América Latina com o jazz. Estiveram presentes à solenidade representantes discentes, do departamento de Pedagogia e da pró-reitoria de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina, além do FNPE-SC. “Parabenizamos a ANPEd pela grande contribuição à consolidação, aperfeiçoamento da pós-graduação e estímulo à pesquisa educacional”, destacou Letícia Sequinato, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UDESC. 

Presidindo a assembleia, Geovana Lunardi colocou em votação pautas diversas, aprovadas em unanimidade através de participação online de pessoas associadas. O parecer do conselho fiscal foi lido por Mário Azevedo, que recomendou a aprovação das contas da Associação no biênio, salientando a boa gestão dos recursos e saúde financeira primada pela diretoria no período. O parecer da comissão eleitoral foi lido por Maria Inês Marcondes.

Na sequência, tomaram posse as instâncias da ANPEd para o biênio 2021-2023. A gestão ANPEd + Presente foi saudada com parte dos integrantes presentes na solenidade e duas outras integrantes em participação remota.

Marcelo Soares Pereira da Silva (UFU), que assume a coordenação do FORPREd Nacional ao lado de Alice Miriam Happ Botler (UFPE), lembrou a crise que a pós-graduação brasileira vem passando no governo atual, mas também pontuou a alegria do encontro após período tão duro de pandemia. “Estamos aqui também para reconhecer que há vida no contexto da pós-pandemia. Estamos mobilizados, com disposição para juntos e juntas enfrentarmos as várias lutas que teremos pela frente.”

Em participação remota, Olivia Medeiros Neta (UFRN), nova coordenadora do FEPAE ao lado de Rosimeri de Oliveira Dias (UERJ), afirmou que o Fórum de Editores de Periódicos da Educação é um espaço de formação, mas também político, “no incentivo da produção de conhecimento e para dizer não ao negacionismo, convidando a comunidade a pensar em alternativas de como fortalecer esse campo”.

A leitura do plano de trabalho da gestão que assume a Diretoria 2021-2023, ANPEd + Presente!, foi feita por Maria Beatriz Luce, Primeira Secretária da Associação para o biênio. O documento, que pode ser acessado aqui, destaca compromissos de luta pela expansão de temáticas de equidade nas políticas educacionais, promovendo pautas coletivas junto a sujeitos e grupos historicamente excluídos e combatendo o racismo, além de manter e expandir oficinas do convênio com a UPMS.

Geovana Lunardi, que assume nova gestão como presidente da Associação, abriu sua fala em nome dos 3.690 sócios individuais e 128 programas que compõem hoje a ANPEd, agradecendo aos membros da diretoria que se despedem após um trabalho incansável e deixando um importante legado. Lunardi lembra que a gestão iniciada em 2019 foi recebida com alguma desconfiança, por representarem universidades periféricas no país (a exemplo da UDESC e UESB) e que sabiam do desafio a ser enfrentado em momento de crise. Mas surpreendidos pela pandemia, tiveram que construir uma gestão remota. “Apesar do quadro assustador da política e de mais de 600 mil vítimas da covid, construímos coisas grandiosas. Nos guiamos pela luta  histórica e intransigente da Associação em defesa da democracia e da educação pública.” A expansão da presença online e de uma Reunião Nacional em formato híbrido exigiram novos planejamentos e imensos desafios. “Hoje somos influencers da educação”, destaca. São mais de 200 mil visualizações para os conteúdos da ANPEd no Youtube, com 17 mil seguidores na rede, 30 mil no Facebook e 10 mil no Instagram.

Geovana Lunardi saudou os novos colegas, numa gestão que tem uma nova história a construir, levando esse legado à frente. Para tal, relembrou o “inédito viável” de Paulo Freire, em que os sonhos podem se tornar realidade. “Estamos iniciando essa luta em terras de desterro. É preciso entender o espírito que une as pessoas. É preciso acreditar em pessoas que atravessam grandes fronteiras. Elas são capazes de grandes feitos. Seguimos fortes, seguimos vivos, viva a educação e a ciência brasileiras.” A presidente da Associação ainda celebrou a possibilidade da ANPEd criar uma nova tradição de posses itinerantes em universidades e programas de pós-graduação parceiros.

Ao final da solenidade e assembleia, o presidente da comissão de Ética em Pesquisa da ANPEd, Jefferson Mainardes, parabenizou a diretoria 2019-2021 pela comunicabilidade e expansão em contexto tão difícil. Nilda Alves, ex-presidente da Associação, também parabenizou o trabalho realizado e ressaltou que a próxima gestão ocorrerá em tempos igualmente difíceis: “vamos juntas e juntos fazer coletividade uma diretoria muito especial outra vez, ainda mais presente.”

Confira também notícia da FAED UDESC.

Confira os membros que assumem às novas gestões da ANPEd para o biênio 2021-2023.

"FEPAE, Presente!"

Coordenação: Olivia Medeiros Neta (UFRN). Vice-coordenação: Rosimeri de Oliveira Dias (UERJ)

FORPREd "Esperançar e Lutar"

Coordenação: Marcelo Soares Pereira da Silva (UFU). Vice-coordenação: Alice Miriam Happ Botler (UFPE)

Diretoria "ANPEd, mais presente!"

Geovana Mendonça Lunardi Mendes -  Presidenta

Fabiane Maia Garcia - Vice-Presidenta – Norte

Claudio Pinto Nunes - Vice-Presidente – Nordeste 

Giselle Cristina Martins Real -  Vice-Presidenta – Centro Oeste 

Maria Luiza Sussekind Verissimo - Vice-Presidenta – Sudeste 

Angela Maria Scalabrin Coutinho - Vice-Presidenta – Sul 

Maria Beatriz Moreira Luce - Primeira Secretária

Wilma de Nazaré Baía Coelho - Segundo Secretário 

Miriam Fábia Alves - Diretora Financeira  

Membros do Conselho Fiscal

Titulares

Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel - Cargo: Conselho Fiscal 

Maria de Fátima Cardoso Gomes - Conselho Fiscal

Fabiany de Cássia Tavares Silva - Conselho Fiscal

Suplentes

Rodrigo da Silva Pereira - Conselho Fiscal

Paulo Vinicius Baptista da Silva - Conselho Fiscal 

Karine Vichiett Morgan - Conselho Fiscal