ANPEd e ABdC promoverão debate sobre BNCC na CONAPE 2018 | 24 a 26 de maio | Belo Horizonte-MG

O Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) realizará entre os dias 24 e 26 de maio em Belo Horizonte/MG, na Expominas (bairro Gameleira), a I Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE). No primeiro dia de atividades ocorrerá, a partir das 14h, concentração e um grande ato oficial de abertura, com a expectativa de presença de milhares de pessoas. Já no segundo estão previstas diversas atividades, entre apresentações culturais, exposições, mostras, debates, palestras, mesas, painéis, plenárias e reuniões, apresentações e comunicações acadêmicas, numa ampla programação que ocorrerá na Expominas e diversos pontos da cidade, transformando Belo Horizonte em uma capital dedicada à educação.

As atividades que compõem a programação são propostas e organizadas pelas entidades e parceiras estratégicas do campo educacional, entre elas a ANPEd, presente em todo o processo de construção do FNPE e CONAPE. Assim, no dia 25, entre 9 e 12h, a ANPEd, juntamente à ABdC (Associação Brasileira de Currículo), promoverá a roda de conversa "Educação e democracia: desafios e resistências nas relações entre educação básica e ensino superior frente à BNCC e as mudanças na LDB pós golpe de 2016". O encontro terá capacidade para 100 pessoas e terá como interlocutores/as: Andréa Barbosa Gouveia (Presidente da ANPEd/UFPR), Inês Barbosa de Oliveira (Presidente ABdC/UERJ-UNESA), Rita de Cassia Frangella (Secretária geral ABdC/UERJ), Miriam Fábia Alves (Primeira Secretária ANPEd/UFG), Maria Luiza Süssekind (Segunda Secretária ANPEd/UniRio), Geovana Mendonça Lunardi Mendes(Vice-Presidente ANPED Sul/UDESC), Isabel Maria Sabino de Farias (Vice-Presidente ANPEd NE/UECE), Maria Dilnéia Espindola Fernandes (Vice-Presidente ANPEd CO/UFMS), Carlos Eduardo Ferraço (Vice-Presidente ANPEd SE/UFES. 

Segundo a presidente da ANPEd, Andréa Gouveia Barbosa (UFPR), a realização da CONAPE tem mobilizado a Associação e seus associados nos diferentes estados, nas conferências municipais e estaduais. Para a etapa nacional, a proposta da Associação foi debater a BNCC, seus impactos e necessidades de resistência. "Este será um espaço na CONAPE para aprodundamento de debates, mobilização dos participantes e de construção de posições das entidades. Nossa expectativa é que a ANPEd possa contribuir pra fazer da CONAPE uma atualização importante das nossas lutas frente ao golpe na democracia brasileira e à necessidade de resistência crítica, criativa e bastante organizada neste momento do país", afirma a presidente da Asssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

No dia 26 de maio, último dia de atividades, haverá, entre 9h e 14h, uma grande plenária da CONAPE que deliberará sobre o documento final, eventuais moções e, ainda, sobre o Manifesto da I CONAPE.

Clique aqui e acesse o site do FNPE, com informações atualizados da CONAPE 2018.

Clique aqui e acesse a seção do portal da ANPEd sobre a CONAPE 2018 e FNPE.