ANPEd e Comissão de Ética em Pesquisa disponibilizam gravações de seminários realizados em 2022

A ANPEd disponibiliza no canal da Associação no Youtube os seminários realizados este ano pela Comissão de Ética em Pesquisa. Foram promovidas três atividades virtuais entre os meses de agosto e novembro privilegiando discussões sobre a revisão ética, a ética em pesquisa com povos indígenas e a pesquisa com crianças - inicialmente exclusivas a pessoas inscritas, com certificados, as transmissões agora ficam acessíveis publicamente. Segundo o presidente da Comissão, Jefferson Mainardes (UEPG), são temáticas muito relevantes, definidas a partir das demandas apresentadas pelos associados. “Ao disponibilizar as gravações dos seminários, a ANPEd está oferecendo subsídios muito importantes para os pesquisadores/as e para os Programas de Pós-Graduação em Educação”, pontua.

Acesse a playlist de vídeos dos Seminários Ética em Pesquisa 2022 da ANPEd

Em 2023 a Comissão pretende realizar outros seminários com temáticas de interesse dos pesquisadores/as da área de Educação, desta vez fomentando o debate em torno de questões relacionadas à ciência aberta, à integridade acadêmica, ao plágio e outras. “A questão da ética e da integridade acadêmica são essenciais e integram a base das práticas científicas e da produção de conhecimento. Em virtude disto, necessitam ser colocadas em primeiro plano”, explica Mainardes.

Criada em 2015, a Comissão de Ética da ANPEd vem realizando ações em várias frentes, como seminários, publicação de e-book, bibliografia atualizada e mesas em reuniões científicas. Para o mês de julho de 2023, deverá ser publicado o v. 3 do e-book Ética e Pesquisa em Educação: subsídios - acesse o v. 1 e o v. 2