ANPEd em apoio à greve da UERJ

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação vem a público se solidarizar com a luta da comunidade acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro que se expressa na greve em curso por condições de  funcionamento e reivindicação de reajuste de salários que acumulam defasagem ao longo dos últimos 15 anos. A grave situação financeira vivida pela UERJ compromete o pagamento regular de salários de professores e servidores, proventos de aposentados e bolsas acadêmicas e de auxílio estudantil.

Imagem: TV Globo

A crise debilitou o suporte expresso nas chamadas “atividades meio” (segurança, limpeza dos campi, aquisição de suprimentos etc) e prejudica significativamente suas atividades fim relacionadas com o ensino, a pesquisa e a extensão universitária.  Apoiamos também a reivindicação da UERJ pelo estabelecimento de regime de trabalho de Dedicação Exclusiva presente em quase todas as universidades brasileiras e que sabemos ser ferramenta primordial para a qualidade do vínculo docente com sua instituição universitária.  A atual crise econômica que incide sobre o Estado do Rio de Janeiro não pode significar a renúncia das autoridades competentes para a solução dos problemas que comprometem negativamente a UERJ e ameaçam um inestimável patrimônio de conhecimento, cultura, envolvimento social e fator de desenvolvimento do povo fluminense.

A ANPEd acompanha a situação da UERJ também sabendo que a sociedade brasileira necessita encontrar as necessárias alternativas de financiamento público justo e necessário para que as universidades estaduais tenham condições de se manter presentes e produtivas no esforço continuado de desenvolvimento das potencialidades da sociedade brasileira. É neste sentido que a ANPEd se manifesta em defesa das condições de produção de conhecimento e respeito aos que constroem a graduação e a pós-graduação abrindo caminho para as novas gerações. A UERJ resiste e pode contar conosco.

Rio de Janeiro, 15 de Junho de 2016.

Diretoria da ANPEd

  • Clique aqui e acesse o ofício na Bilioteca Digital da ANPEd.