ANPEd envia ofício a CAPES questionando a não divulgação até o momento da avaliação do quadriênio de 2013-2016

A ANPEd enviou nesta terça-feira (21) ofício à diretora de Avalição da CAPES, Rita Barata, no qual a Associação solicita a urgente divulgação do documento de área de educação para a avaliação do quadriênio de 2013-2016 que, ao final do último ano do atual ciclo de avaliação, não foi disponibilizado à comunidade acadêmica.

A avaliação proposta e realizada periodicamente pela CAPES tem sido um dos elementos que vem contribuindo para a construção do sistema nacional de pós-graduação no Brasil. Entretanto, tem cada vez mais representado também elemento de tensão e adoecimento no âmbito da pós-graduação como diferentes estudos tem demonstrado.

Assim como informa o texto, "um dos motivos para que um sistema de avaliação, que pode ser construtivo para as condições de qualidade, converta-se em um sistema de coerção é a falta de transparência no processo. As boas práticas de avaliação implicam que qualquer sujeito avaliado tenha direito a conhecer os critérios de avaliação no início do processo. Isto significa que um sistema de avaliação robusto deveria explicitar no início do ciclo de avaliação o documento com os critérios a serem empregados no referido período, de modo que possa cumprir a função de indução no interior das áreas e do sistema como um todo. A divulgação prévia, com garantia de estabilidade, configura-se em uma medida essencial para que o foco da avaliação seja a construção da qualidade do trabalho e não a perspectiva de punição, que sempre será mais forte se os sujeitos e programas avaliados operarem em um ambiente de incerteza."

 

Leia Também

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd