ANPEd + presente na política educacional: o que a pesquisa tem a dizer?

A ANPEd lança neste mês de março a campanha ANPEd + presente na política educacional: o que a pesquisa tem a dizer?. O objetivo é dar mais visibilidade às pautas e pontos de vista da pesquisa em educação sobre temas-chaves do debate educacional da atualidade, no contexto da nova gestão do Ministério da Educação (MEC).

“Neste momento em que o Brasil está repensando os rumos da educação, depois de quatro anos de ataques à educação pública, às universidades e à pesquisa no governo Bolsonaro, é essencial trazer a público nossa perspectiva a fim de contribuir para o debate e as propostas que estão sendo formuladas”, afirma a presidenta da ANPEd, Geovana Lunardi.

Entre os temas abordados na campanha estão militarização das escolas, alfabetização, Novo Ensino Médio, formação inicial de professores, avaliação externa, privatização da educação básica pública, educação inclusiva.

A campanha será veiculada nas redes sociais da ANPEd reunindo diversos tipos de contribuição de pesquisadores/as: vídeos, trechos de lives da ANPEd, resultados de pesquisa, entre outros.

Esta ação se articula a outras que vem sendo realizadas pela Associação no sentido de levar ao governo federal e à sociedade os pontos mais relevantes para assegurar uma educação de pública, de qualidade, democrática e referenciada socialmente.

A associação participou do Café da Manhã com a Educação Pública, promovido pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) no dia 1 de março, que contou com a participação de representantes do Fórum e parlamentares que se uniram para formar a Bancada Paulo Freire, alinhada com a Carta de Natal, aprovada na Conferência Nacional Popular de Educação de 2022 (Leia a Carta aqui).

No início de fevereiro, a ANPEd foi representada em reunião do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) com o ministro da Educação, Camilo Santana, para reivindicar pautas centrais e urgentes da reconstrução de políticas públicas para a área (Leia mais aqui).

Em outubro do ano passado, durante a campanha para o segundo turno da eleição presidencial, a ANPEd realizou a campanha Cadê a educação nas eleições 2022? (Confira aqui).