ANPEd realiza de maio a junho Seminários sobre Ensino Médio e traz subsídios da pesquisa para consulta pública do MEC

Primeiro encontro, na região Nordeste, acontecerá no Teatro Glauber Rocha em Vitória da Conquista (BA), no dia 08 de maio, com transmissão ao vivo; serão realizados seminários em cada uma das cinco regiões até 06 de junho 

A ANPEd promove no dia 08 de maio, segunda-feira, o Seminário "Ensino Médio: o que as pesquisas têm a dizer? Subsídios para a Consulta Pública". A atividade acontece de forma presencial na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista (BA), com transmissão ao vivo pelo canal da Associação - e retransmissão pelo canal do Ministério da Educação (MEC).

A atividade se insere no contexto da consulta pública do MEC sobre o Novo Ensino Médio, que vem realizando uma série de webinários, grupos focais, audiências públicas, conversas com gestores, especialistas e entidades, dentre elas a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Nesse sentido, a ANPEd dá início ao primeiro de cinco encontros nas cinco regiões do país, a fim de contribuir com o debate e dar visibilidade à pesquisa na área como subsídio essencial à formulação de políticas públicas. 

No primeiro seminário, estarão presentes Dante Henrique Moura (IFRN), Katharine Ninive Pinto Silva (UFPE), Núbia Regina Moreira (UESB) e Lady Daiana Oliveira da Silva (Colégio Estadual de Igaporã  - CEIGA), com coordenação do vice-presidente Nordeste da ANPEd, Claudio Pinto Nunes (UESB). A abertura também contará com falas da presidenta da Associação, Geovana Lunardi (UDESC) e do Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Básica do MEC, Alexsandro Santos. 

O formato de trazer dois pesquisadores seniores e recém-doutores, com tese sobre Ensino Médio irá se repetir nos demais seminários, tendo o MEC como observador. Segundo a presidenta da ANPEd, O MEC acompanhará o evento como observador com o intuito de colher subsídios para a formulação de nova proposta para a área. 

Com duração de até 2h a cada encontro, os demais seminários serão realizados em Curitiba (no dia 16 de maio na UFPR), em Manaus (26 de maio na UFAM), Rio de Janeiro (02 de junho na UNIRIO) e Brasília (06 de junho na UnB).

A consulta pública do MEC tem previsão de seguir até o dia 06 de junho. Além das ações citadas, a escuta à sociedade também tem sido feita através de coleta de opiniões em plataforma digital. Clique aqui para acessar. <https://www.gov.br/participamaisbrasil/reestruturacao-da-politica-nacional-de-ensino-medio

A ANPEd vem fazendo amplo debate sobre o Novo Ensino Médio desde 2017, quando foi aprovado, até o início de sua implementação em 2022. A partir dos estudos da área e opinião de pesquisadores nas universidades, a Associação se posicionou pela revogação no Novo Ensino Médio, que representa atrasos para a área.

A partir do diálogo que se abre sob a nova gestão do MEC no governo federal, a Associação tem levado suas preocupações a reuniões e seminários, assim como no assento retomado no Fórum Nacional de Educação (FNE), coletivo que integra um Grupo de Trabalho específico sobre a questão no MEC.