ANPEd realiza sua 37ª Reunião Nacional entre os dias 04 e 08 de outubro em Florianópolis - submissões estão abertas até 23 de março

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação convida seus associados de 132 programas e toda a comunidade acadêmica para sua 37ª Reunião Nacional. O encontro, que espera reunir mais de 2 mil pessoas entre pesquisadores, professores e alunos, acontece entre os dias 04 e 08 de outubro de 2015 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ufsc Aerea Jair Quint Rgb2 1024x717

* Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis.

A submissão de propostas pode ser feita até 23 de março (somente os associados quites com a anuidade de 2015 podem submeter textos nas categorias trabalho, pôster ou minicurso. As regras e a agenda de 2015, com o cronograma das atividades acadêmicas, estão disponíveis no portal e no site da 37ª RN.

Captura De Tela 2015 03 16 A?s 11.45.55

Em sintonia com as discussões que permeiam toda a área, o encontro terá como tema central “Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira”. Além de pautar atividades do encontro, como a conferência de abertura e sessões especiais, o assunto mostra a urgência de se aprofundar a discussão sobre aprovação do PNE (2014-2024) a partir da realização da II Conae em 2014. A conferência de abertura será proferida pelo Prof. Dr. Luiz Fernandes Dourado (UFG), que atualmente compõe a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.

Ao realizar-se na bela Florianópolis, a escolha da capital no sul do país evidencia a continuidade na descentralização das reuniões pelo Brasil - Caxambu (2010), Natal (2011), Porto de Galinhas (2012), Goiânia (2013) - e de novamente ter suas atividades sediadas no ambiente acadêmico de uma universidade federal. Outro destaque será ampliação para cinco dias de evento (domingo a quinta), o que permitirá maior aprofundamento dos debates, visto que as reuniões agora passam a ocorrer em caráter bienal, em anos intercalados com as reuniões científicas regionais (decisão estatutária tomada em 2012). Com mais de 6 mil trabalhos apresentados, as reuniões ocorridas em quatro regiões do país em 2014 fortaleceram os programas de cada um dos estados e a perspectiva nacional da ANPEd - em 2016 também passa a ocorrer um encontro exclusivamente no norte do país.

Em reunião em 2014 de aprovação da programação geral da 37ª RN, diretoria e coordenadores do Forpred, Grupos de Trabalho e Comitê Científico votaram pela ampliação para 24 trabalhos a serem apresentados em cada GT, incluindo o trabalho encomendado. A programação geral também inclui o Curta ANPEd - Mostra de Filmes de Pesquisa 2015 e a VIII Mostra de videodocumentários Trabalho-Educação, no GT 09.

A expectativa é de que a 37ª Reunião Nacional contribua ainda mais para a consolidação da Associação na comunidade científica nacional e internacional, por sua efetiva atuação a favor da afirmação da pesquisa e da pós-graduação em educação região sul e em todo país.