ANPEd Sul 2020 recebe visita técnica e define detalhes do evento na FURB, em Blumenau (SC)

Diretoria da ANPEd, FORPREd Sul e comissão local estão reunidos nos dias 03 e 04 de março, em Blumenau, em reuniões preparatórias para ANPEd Sul 2020. A  13a edição do encontro acontecerá entre os dias 24 e 27 de agosto, na Universidade Regional de Blumenau‎ (FURB), em Santa Catarina, com o tema “Educação: direito de todos e condição para a democracia”. “Estamos iniciando um conjunto de visitas técnicas da Diretoria da ANPEd, presidência e vice-presidentes em todas as regionais com o objetivo de apoiar e articular a organização das reuniões regionais”, afirma Geovana Lunardi. Para a presidente da Associação, a organização das regionais é uma das prioridades do ano. “Estamos todos empenhados para construir cinco grandes regionais.”

Nesta quarta (4), a reunião também reúne os coordenadores de programas de pós-graduação da região Sul para avaliação do cronograma e detalhes da programação, além da logística de organização. Na terça, a diretoria da ANPEd trouxe informações sobre o desafio da realização das regionais. “Tivemos um encontro muito bom em que a diretoria da ANPEd nos esclareceu muitos pontos de organização, mas por outro lado tomamos melhor noção do tamanho desse evento e do nosso compromisso diante desse processo”, afirma Rita Buzzi Rausch, Coordenadora Geral da Comissão Local da ANPEdSul. “É muito importante para o estado de Santa Catarina, para Blumenau, para FURB e para o nosso PPGE estar sediando e colaborando com a organização. Estamos mobilizados e daremos o nosso melhor e tenho certeza que será um belo e grande evento”, comemora.

O PPGEd da Universidade Regional de Blumenau (FURB) completa 28 anos de existência, sendo o primeiro do estado de Santa Catarina - em 2019 deram início à primeira turma de doutorado. “Temos uma história linda, de muita batalha, muitas conquistas”, conta Rita. O programa tem participação de longa data junto à ANPEd Nacional e regional e, com o evento, espera fortalecer as interlocuções entre pós-graduação e a educação básica, dando visibilidade e qualificando as pesquisas da região sul. 

Segundo a coordenadora do evento, o apoio da universidade também tem sido essencial, tanto na gestão anterior quanto na atual. Para tal, além de alunos e professores do programa, estão envolvendo egressos, funcionários e outros setores da instituição, como marketing, financeiro, tecnologia e comunicação, aproveitando a experiência da instituição no acolhimento de eventos de grande porte.

A ANPEd Sul 2020 contará com conferência de abertura e encerramento, apresentação de trabalhos (incluindo pôster), feira e lançamentos de livros, e mesas temáticas com agrupamento de eixos, a fim de promover debates mais ampliados entre as diferentes áreas. Também ocorrerão encontros de fóruns, de grupos de pesquisa, redes de pesquisa e instâncias da Associação, como FEPAE, FORPREd. Estudantes e egressos da pós-graduação estão sendo igualmente mobilizados para fomentar espaços de diálogo. “Nossa instituição também tem uma expertise muito grande no campo da arte, então estamos pensando em espaços de convivência, mas também em momentos artístico-culturais que nos sensibilizem e nos tornem mais humanos.”   

O site próprio da ANPEd Sul 2020 deverá estar no ar até o final da primeira quinzena de março, com mais informações e cronograma completo. As submissões ocorrerão via sistema da ANPEd, sendo preciso estar quite com a anuidade nacional da ANPEd, com desconto até 10 de março (além da inscrição no evento). 

Confira vídeo sobre a ANPEd Sul 2018, realizada em Porto Alegre (RS).

 

Confira mais fotos das reuniões na FURB: