Anped Sul - Universidades debatem rumos das pesquisas em Educação a partir de domingo (26) em Florianópolis

Dois mil pesquisadores dos três Estados do Sul se reúnem a partir deste domingo (26), em Florianópolis, para a décima edição do Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul (X ANPEd SUL) para debater os percursos e as tendências das pesquisas em Educação na Região. Com abertura na Associação Catarinense de Medicina (ACM), as discussões ocorrerão na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).        

                                                                                  X Anped Sul

“Mais de 800 pesquisadores apresentarão o andamento de seus trabalhos, fornecendo um amplo panorama da pesquisa feita atualmente no Sul do Brasil. Debateremos a internacionalização da pesquisa, a ética e o papel das fundações de apoio e faremos um balanço das avaliações dos programas de pós-graduação. O Seminário pretende problematizar concepções, práticas e relações sociais da educação, fazendo interlocuções com contextos locais, regionais, nacionais e internacionais”, explica a coordenadora do evento, Geovana Mendonça Lunardi Mendes. A Pós-Graduação em Educação na Região Sul tem 42 anos e conta hoje com 40 programas.

                                                                                   Outdoor Udesc   Foto Fernanda Ozo?rio

A X ANPEd SUL será aberta com conferência de Danilo Romeu Streck, da Unisinos, sobre os percursos e as tendências a pesquisa em Educação na Região Sul. O encerramento será com Roger Dale, da Universidade de Bristol (Reino Unido), que falará sobre Poder, Política e Políticas Educacionais.

Ciclo de Cinema

A X ANPEd SUL contará ainda com um Ciclo de Cinema. Além de vários curtas metragens, a programação traz dois filmes do cineasta argentino David Mauas nunca projetados na América Latina: no dia 27, o documentário "Quem matou Walter Benjamin" (2005), que questiona se o ensaísta alemão realmente cometeu suicídio enquanto fugia de nazistas; e no dia 28, "Goya, o segredo da sombra" (2011), uma viagem ao autor e à obra do pintor espanhol.

                                                                                    X Anped Sul   Foto Fernanda Ozo?rio

O Ciclo de Cinema exibirá ainda o documentário "História Recontada", da jornalista Giovana Perine. Produzida em Florianópolis, a película reproduz a história do professor Marcos Cardoso Filho, da antiga Escola Técnica Federal de SC (hoje Instituto Federal de SC), preso pelo Regime Militar em 1975 e que chegou a ser interrogado na própria escola, na frente dos alunos. Após três anos preso, foi exonerado da instituição, numa evidente perseguição política. A história foi revelada recentemente por um de seus alunos à Comissão da Verdade de SC, que solicitou ao IFSC a investigação que resultou no documentário.

Sobre a ANPEd Sul

O Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul é realizado desde 1998, organizado pelo Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação, uma instância regionalizada do Fórum Nacional de Coordenadores, vinculado à ANPEd Nacional. Mais informações: www.portalanpedsul.com.br

Serviço:
X ANPEd Sul
Quando: 26 a 29 de outubro de 2014
Onde: Udesc - Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi, Florianópolis.