ANPEd toma posse nesta quarta (17) no Conselho Nacional do Direito das Pessoas LGBTQIA+; confira programação de evento em Brasília

A ANPEd toma posse no dia 17 de maio (terça) como integrante do Conselho Nacional do Direito das Pessoas  LGBTQIA+.  A cerimônia ocorrerá em Brasília (DF), com presença da presidência da Associação e nomeação por parte do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania. Na gestão 2023-2025 do conselho, a Associação será representada por Marco Antonio Torres (UFOP) e Zuleide Paiva da Silva (UNEB), do GT 23 (Gênero, Sexualidade e Educação).

A posse será antecedida por cerimônia de assinatura do Decreto do Dia do Enfrentamento ao Lesbocídio pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a presença do ministro Silvio de Almeida e da Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat.

De terça (16) a quinta (18), ocorrerá uma ampla programação sobre a temática no auditório térreo do Bloco A da Esplanada dos Ministérios. Estão previstas oficinas, palestras, lançamento de observatório, instalação de GTs, assinaturas de pactos e exibição de filmes, dentre outras - confira a programação completa na sequência da matéria.

Para Marco Antonio Torres, "a presença da ANPEd no conselho é uma posição política de afirmação de direitos e resistência contra a LGBTQIA+ fobia na Educação de nosso país."

Clique aqui e entenda mais sobre a importância do conselho.

LGBTQIA+ é uma sigla utilizada para se referir à comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queers, intersexos e assexuais, que são diferentes tipos de orientações sexuais e identidades de gênero. O símbolo + -  indica demais possibilidades de orientações sexuais ou identidades de gênero.

16 de maio (terça)

8h às 12h

Oficina de advocacy com a UNAIDS

Auditório térreo do Bloco A, Esplanada dos Ministérios

13h às 16h

Aula Inaugural do Curso de Formação: “Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ (MDHC e ENAP)

Palestrante: Professora Rita Von Hunty

16h às 18h

Lançamento do Observatório ABGLT e Acontece

17 de maio (quarta)

9h às 10h30

Decreto do RG

Instalação do GT de Combate à LGBTQIA+fobia

Decreto da contratação de pessoas LGBTQIA+ pelo serviço público federal

Mensagem do Lula para o Congresso Nacional sobre à ratificação da Convenção Interamericana contra todas as formas de discriminação.

Cerimônia de Assinatura do Decreto do Dia do Enfrentamento ao Lesbocídio pelo Excelentíssimo Senhor Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, com a presença de Sua Excelência o Senhor Silvio Almeida e de Sua Excelência a Senhora Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ Symmy Larrat

Assinatura do Pacto Global contra todas as formas de Discriminação - UNAIDS

Lançamento da cartilha da Defensoria Pública da União (DPU) em parceria com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

11h30

Cerimônia de posse do Conselho Nacional LGBTQIA+ (Foto com conselheiras(os))

16h às 18h

Exibição do Cine Sapatão: Filme Ferro’s Bar, com roda de conversa.

18 de maio (quinta)

I reunião do CNLGBTQIA+