Associada ANPEd lança livro Psicologia Educacional (editora Contexto)

Quem são as crianças, os adolescentes e os professores que estão nas salas de aula brasileiras? Quem são essas pessoas, os indivíduos reais das nossas escolas? O livro Psicologia Educacional, de autoria da associada Maria de Fátima Gomes (UFMG) e Marcelo Ricardo Pereira (PUC-Minas), parte dos sujeitos concretos para, a partir daí, abordar conceitos dos pensadores da Psicologia Educacional. Os autores, professores experientes, dedicam capítulos específicos para bebês, crianças pequenas e maiores, adolescentes e, é claro, para os professores.

Essa escolha é importante, pois tem origem na prática, na realidade, para se aproximar de teorias, tanto as novas como as clássicas. Dessa forma, a opção apresentada auxilia educadores, psicólogos, pedagogos, gestores, socioeducadores, licenciados, a repensar, conceber e corrigir a rota de suas ações educativas. Livro voltado especialmente para estudantes de graduação em Pedagogia e Psicologia, assim como alunos de licenciaturas e professores já atuantes.

Maria de Fátima C. Gomes é psicóloga e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio doutoral na University of California, Santa Barbara. Realizou pós-doutorado no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL/Unicamp).

Marcelo Ricardo Pereira é psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), psicanalista pela Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e Estados Gerais da Psicanálise (EGP) e doutor em Psicologia e Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral na Université Paris 13.