Associadas da ANPEd assumem cargos no governo federal, ampliando papel da pesquisa em educação em Brasília

Associadas da ANPEd passarão a assumir cargos no novo governo federal a partir de convites e nomeações recentes de segundo e terceiro escalões nos ministérios e secretarias especiais. Nomes de destaque do meio acadêmico passam a indicar o maior reconhecimento e presença da pesquisa em educação em Brasília e nas políticas públicas que estarão em curso. Ex-presidenta da ANPEd, Dalila Oliveira (UFMG) responderá pela diretoria de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Suzana dos Santos Gomes, também da FAE UFMG e pesquisadora do GT 04 (Didática), comandará a diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Já Márcia Serra, do GT de Currículo, assume a Diretoria de Educação Básica da Capes.

A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), que foi recriada, será comandada por Zara Figueiredo Tripodi (UFOP). Nesta importante instância, além de Tripodi, deverão estar diferentes associadas da ANPEd em cargos estratégicos: Maria do Socorro Nunes (UFSJ), na coordenação de Alfabetização de Jovens e Adultos, e Cláudia Borges Costa, também do GT de EJA da Associação; Lucimar Rosa Dias (GT 21) assume a Diretoria de Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Quilombola; Dayana Brunetto (UFPR), do GT 23, foi convidada a comandar a coordenação geral da Secretaria Nacional LGBTQIA+, para trabalhar junto a Symmy Larrat (Secretária Nacional de Promoção de Defesa das Pessoas LGBTQIA+) e do ministro Silvio Almeida; Enicéia Gonçalves Mendes (UFSCar), do GT 15, deverá exercer a Coordenação-Geral de Estruturação do Sistema Educacional Inclusivo, da Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.

A Diretoria de Políticas de Combate e Superação do Racismo da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo terá como Coordenadora Geral de Justiça Racial e Combate ao Racismo Kátia Evangelista Regis, do GT 21 da ANPEd.

Segundo Dayana Brunetto, a ocupação desses espaços institucionais do governo federal atual pela pesquisa em educação é de extrema importância, pois se soma na luta política, social, ética e democrática por um país para todas/es/os. "É também um desafio, pois o que estamos encontrando é terra arrasada. Mas isso só fortalece o nosso compromisso ético-político com  a construção coletiva de um país melhor, que acolha e respeite as vidas de todas as pessoas." Especificamente sobre a coordenação que assumirá, Brunetto frisa que isso vai ao encontro de uma reparação histórica de todos os ataques a que a educação pública, mas principalmente as discussões, pesquisas e formações em gênero e sexualidade sofreram nos últimos quatro anos. "Assumo o desafio e me somo à secretária Symmy Larrat e sua equipe, e ao ministro Silvio Almeida para tornar a vida da população LGBTQIA+ brasileira uma vida sem violências e com acesso aos direitos humanos fundamentais."

Para Socorro Nunes, o diálogo com as universidades é fundamental para a construção de políticas públicas, em qualquer área, lembrando que mais de 90% da pesquisa no país é feita nas instituições públicas. "Esse convite é um reconhecimento de que o conhecimento científico é o que deve embasar as políticas públicas." Segundo a pesquisadora, a Alfabetização é uma das áreas mais pesquisadas na Educação, com acúmulo de produção. "Teremos que entender, por exemplo, o que significa ainda hoje termos quase 7% de jovens e adultos analfabetos, como olhar esses dados e fazer política pública", explica. "Ficarei responsável também por construir diálogos com a sociedade civil, movimentos sociais e pesquisadores, reconstruir e retomar políticas públicas que estavam paralisadas e de fato ir mais longe."  

Como as equipes ainda estão em formação, há expectativa de que outros pesquisadores também sejam convidados a trabalhar na reconstrução social do país. A ANPEd também seguirá, através da presidenta Geovana Lunardi, no Conselho de Participação Social e no Sistema de Participação Social Interministerial. A ex-presidenta da ANPEd Marcia Angela Aguiar (UFPE) também estará à frente da Fundação Joaquim Nabuco.