Base Nacional Comum do Currículo para a Educação Básica

Está em pauta a construção da Base Nacional Comum do Currículo para a Educação Básica.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, e o Plano Nacional de Educação, de 2014, determinam que o governo federal estabeleça uma Base Nacional Comum Curricular (BNC) para todas as etapas da educação básica, que compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.

O documento final sobre BNC deverá estar pronto em 2016. Ele deve impactar o planejamento das escolas, a formação inicial dos docentes, o sistema de avaliação e os materiais didáticos.

São diferentes as interpretações sobre como deve se constituir essa Base Nacional Comum do Currículo. Alguns falam de currículo mínimo, ou de currículo unificado, ou de conteúdos a serem ensinados em todas as escolas brasileiras, outros de conhecimentos comuns e de direitos a aprendizagem e desenvolvimento. Essas diferentes interpretações são a expressão de que este é um espaço de disputas de poder pela definição de um projeto de formação e pela seleção e distribuição dos conhecimentos relevantes na sociedade atual.

Considerando a importância dessa discussão, o Grupo de Pesquisa Interinstitucional (EMpesquisa), que agrega pesquisadores da Unicamp, da USP, da UFPR, da UFRGS, da UFMG e da UFF está organizando o CICLO DE DEBATES SOBRE ENSINO MÉDIO: "Base Nacional Comum do Currículo: Que jogo é este?" que irá debater as proposições para o Ensino Médio em pauta no cenário nacional.

O debate acontecerá no dia 25 de novembro de 2014, das 9hs às 12hs no Auditório do IMECC-Unicamp.

É muito importante a presença de pesquisadores, profissionais e movimentos sociais para enriquecer e qualificar o debate sobre a Base Nacional Comum para o Ensino Médio e os possíveis caminhos a serem tomados.

Para inscrições e mais informações acesse: www.fe.unicamp.br
Programação e mapa do evento em anexo.

Atenciosamente,
Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Ensino Médio em Pesquisa - EMpesquisa