Cadê a Educação nas Eleições 2022 promove análise de programas de presidenciáveis para Educação; confira cronograma

A campanha "Cadê a Educação nas Eleições 2022", promovida pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa, produziu documento com 71 diretrizes a serem observadas e consideras no pleito deste ano. As redes sociais da Associação têm dado visibilidade junto a diferentes públicos para estes pontos, que indicam desde a necessidade de revogação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e resgate e aplicação das metas do PNE à oferta de educação infantil de qualidade e aumento dos investimentos na Educação Básica, assim como em ciência e tecnologia.

Junto a isso, pesquisadoras/es da ANPEd se debruçaram sobre as diretrizes para Educação presentes nos programas dos candidatos à Presidência da República mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais. As análises em vídeo, que serão divulgadas nas redes sociais, trazem comentários sobre a forma com que Educação consta em tais documentos oficiais, amparados em quais pilares e com quais garantias de aplicação, apontando pontos positivos e lacunas.

Cada candidato/a recebeu análises de dois pesquisadores/as, que serão apresentadas ao longo das duas próximas semanas, a partir de segunda (19). A segunda rodada será publicada a partir no dia 26 de setembro.

Confira o cronograma da segunda e última semana de campanha e, na sequência, os vídeos já publicados.

PUBLICADOS

análise do projeto para educação do presidenciável Ciro Gomes

por Nelson Cardoso (UFG)

> Professor do PPGE da Faculdade de Educação da UFG, presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA), possui doutorado em Educação pela UNIMEP e já foi pró-reitor de Administração e Finanças e Vice-Reitor da UFG.

análise do projeto para educação do presidenciável Jair Bolsonaro

por Décio Nascimento Guimarães (IFF)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), é coordenador do Grupo de Trabalho Educação Especial (GT 15) e Membro da Comissão de Diversidade, Acessibilidade e Ações Afirmativas da ANPEd. É Doutor e mestre em Cognição e Linguagem (UENF). 

análise do projeto para educação do presidenciável Lula 

por Valter Silvério (UFSCar)

Professor Titular do PPG em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordenou a tradução dos 08 volumes da História Geral da África e é lider do Grupo de Pesquisas do CNPq: Transnacionalismo negro e diáspora africana. 

análise do projeto para educação da presidenciável Simone Tebet

por Inês Barbosa (UNESA)

Professora Adjunta do PPGE da UNESA, professora titular aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É ex-presidente da Associação Brasileira de Currículo (ABdC – 2015-2019), bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B do CNPq e Cientista do Nosso Estado FAPERJ.

 

 

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