Carlos Nobre é o novo presidente da Capes

O professor e climatologista Carlos Nobre estará à frente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), aceitando o convite do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. O cientista assume o cargo até então ocupado por professor Jorge Guimarães, presidente do órgão nos últimos 12 anos.

Com formação pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), Carlos Afonso Nobre é considerado um dos maiores cientistas brasileiros e referência em sustentabilidade.

Nobre Capes

A reconhecida atuação internacional do novo presidente da agência de fomento à pesquisa inclui a representação do Brasil no International Institute for Applied System Analysis (Iiasa), além de ser membro do International Scientific Advisory e do High Level Scientific Advisory Panel on Global Sustainability, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Desde 2011 o pesquisador exerce a função de secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Na própria Capes, entre 2006 e 2008, Nobre atuou como coordenador da Comissão de Cursos Multidisciplinares da Capes.

A Secretaria de Ensino Superior será assumida por Jesualdo Pereira Farias (reitor da Universidade Federal do Ceará) e Paulo Gabriel Nacif (reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano) estará à frente da Secadi.

Fonte: Agência Brasil