Carta aberta do departamento de Educação à comunidade PUC-Rio de compromisso com os princípios democráticos

Nós, professoras e professores do Departamento de Educação da PUC-Rio, subscritas e subscritos, afirmamos profundo compromisso com os princípios democráticos e com o respeito à diversidade pautados pela liberdade de expressão e a convivência social ética, pacífica e democrática. Por esta razão, manifestamos nossa profunda apreensão e assombro a ascensão de parâmetros de convivência social que negam estes princípios. Está em questão o risco de apropriação da institucionalidade da democracia brasileira, em particular da Presidência da República, por forças sociais que afrontam os princípios democráticos de organização social contidos na Constituição Federal de 1988. A democracia brasileira, os direitos civis e a liberdade de expressão - fruto da luta e do sacrifício de gerações de brasileiras e brasileiros que enfrentaram a perseguição política e o autoritarismo - encontram-se no momento mais ameaçados do que nunca.

A escolha política com a qual nos defrontamos não se traduz, como foi habitual à história da nossa jovem democracia, em uma escolha entre projetos políticos democráticos concorrentes para o país. A escolha política que se coloca agora traduz-se no antagonismo entre um projeto democrático de nação, e um que não o é. Entre uma proposta de construção dialógica da sociedade brasileira e uma proposta autoritária e pautada pela força bruta e a aniquilação violenta de adversários e opositores – que desde já pode ser identificada através do crescente número de episódios de violência política que, atônitos, assistimos, sem precedentes na história democrática brasileira, mesmo em seus momentos de disputa política mais acirrada. Em nossa perspectiva, não há meias palavras sobre o que o momento político exige: trata-se de defender a democracia frente ao risco de vermos implantado um projeto de aniquilamento do estado de direito, de cerceamento das liberdades civis e de escalada institucionalizada da violência.

A construção de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática passa por projetos educacionais responsáveis, nos quais o respeito à diversidade e à diferença sejam pedras angulares daquilo que pretendemos para o futuro do país. Neste caminho, diferenças não podem se transformar em desigualdades e muito menos em violência física e simbólica. Temos a responsabilidade de defender a educação pública de qualidade e a liberdade de pensamento e crítica. Isto significa atuar contra quaisquer ameaças que se coloquem à democracia e afirmar nosso compromisso inequívoco com os direitos humanos, com a liberdade de expressão e de cátedra, com o interesse público e tantos outros valores republicanos e democráticos sobre os quais assentou-se a história do Departamento e da Universidade. Esta carta é escrita em respeito a todas e todos que nos antecederam e à história a ser construída por todas e todos que nos sucederão.

Nossa sociedade precisa de paz, diálogo e fraternidade. Por isso, reafirmamos nosso compromisso com os valores humanistas da PUC-Rio e conclamamos colegas, discentes, funcionários e funcionárias, suas famílias e suas comunidades a refletirem com serenidade e consciência a respeito da escolha que a nós se coloca neste momento crítico da vida política brasileira.

Que o respeito às instituições e aos ideais democráticos prevaleça, hoje e sempre.

Rio de Janeiro, 22 de outubro de 2018

Acesse em PDF.

Alberto Jose da Costa Tornaghi Alexandra Coelho Pena
Cynthia Paes de Carvalho
Giselle Martins dos Santos Ferreira Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis Jefferson da Costa Soares

José Carmello Braz de Carvalho
Magda Pischetola
Maria Cristina Monteiro Pereira de Carvalho Maria Elisa de Almeida Bacal
Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza Maria Leonor Pio Borges de Toledo
Maria Luiza Canedo
Menga Lüdke
Mylene Mizrahi
Murillo Marschner Alves de Brito
Naira da Costa Muylaert Lima
Patrícia Coelho da Costa
Pedro Pinheiro Teixeira
Ralph Ings Bannell
Renato Pontes Costa
Rita de Cassia Ximenes Mury
Rosalia Maria Duarte
Silvana Soares de Araujo Mesquita
Sonia Kramer
Tania Dauster Magalhães e Silva
Vera Maria Ferrão Candau
Zena Winona Eisenberg 

Leia Também

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação