Chamada para Dossiê | Laplage em Revista (UFSCAR) | até 15.05.19

Este dossiê da Laplage em Revista visa contribuir para a discussão sobre a Educação Superior e as demandas da geopolítica do conhecimento. Em todo o mundo, tem-se massificado e até universalizado o acesso à educação superior (Trow, 1973). Esta universalização, que se verifica já na maioria dos países da OCDE (OECD, 2017), representa, por si só, o acolhimento de pessoas que antes não frequentavam a educação superior: estudantes maduros (também designados como “estudantes adultos não tradicionais”, formulação que evitamos por ser negativa), de primeira geração, com incapacidade (enfatizamos a inadequação dos contextos e não a "deficiência" da pessoa), inter alia. Acresce a isso, no entanto, o agravamento das desigualdades entre pessoas, mas também países, mais ricos e mais pobres. E, em subsequência, fluxos migratórios sobretudo em direção aos países mais favorecidos. Como consequência, diversos sistemas e instituições de educação superior em todo o mundo estão a ser desafiados a desenhar políticas, assim como adotar práticas adequadas e eficazes, de integração desta diversidade crescente (mas também de responsabilidade social, de descolonização do currículo e da educação superior, de transformação).

Este dossiê acolhe, por conseguinte, pesquisas qualitativas e/ou quantitativas, assim como textos eminentemente teóricos, que abordem a integração da diversidade na educação superior nas suas muito diversas formas: estudantes adultos não tradicionais, com incapacidades, migrantes e etnias (salienta-se, a este respeito, o debate em volta das cotas, usadas no Brasil, por exemplo, mas rejeitadas em outros países). Com exceção das também pertinentes questões de género (que serão especificamente abordadas num outro número desta revista), importa considerar todos os grupos subrepresentados na educação superior, em geral ou em instituições prestigiadas, em áreas de estudos específicas. A investigação sobre estes temas tem mostrado como frequentemente, e a despeito das suas especificidades, estes diferentes grupos de estudantes partilham “necessidades” mas sobretudo potencialidades.

DOSSIÊ – VOL. 6. N.1 de 2020 – EDUCAÇÃO SUPERIOR E AS DEMANDAS DA GEOPOLÍTICA DO CONHECIMENTO - LAPLAGE EM REVISTA - http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg

QUALIS [2013 - 2016]:

A1 - Ensino         B1 - Interdisciplinar     B2 - Sociologia    B2 – Educação

DATA DE SUBMISSÃO

15 de maio de 2019

 

NORMAS

São observadas como diretriz da Laplage em Revista as normas da ABNT, cujas orientações podem ser conferidas em:

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Especial atenção aos textos online: todos os endereços eletrônicos deverão estar habilitados e datas de acesso deverão ser registradas, conforme: Disponível em: Ex. 20 jan. 2019.

Demais informações e esclarecimentos poderão ser encaminhados para os organizadores e editores do número:

José Pedro Amorim (CIIE/FPCE, Universidade do Porto, e Instituto Paulo Freire Portugal) – jpamorim@fpce.up.pt

Carme Royo (EUCEN – European University Continuing Education Network) – carme.royo@eucen.eu

Elane Cristina Tonin (CIIE/FPCE, Universidade do Porto) – elane.ninto@gmail.com

 

Editor Responsável pela Laplage em Revista:

Prof. Dr. Paulo Gomes Lima (UFSCar-Sorocaba) – paulolima@ufscar.br