Clacso realiza dois colóquios na 40ª ANPEd nesta semana com renomados pesquisadores e gestores da América Latina

O Clacso (Conselho Latino Americano de Ciências Sociais) possui um longo histórico de parceria com as Reuniões Nacionais da ANPEd, desde 2000, seja em ações institucionais e debates com pesquisadores da América Latina, seja na realização das tradicionais mostras de cinema da entidade, com seleção de filmes de todo continente que tangenciam reflexões sociais e educacionais. 

E nesta 40ª edição o Clacso marca presença mais uma vez com a realização de dois colóquios com nomes de destaque de diferentes países, proporcionando uma ampla discussão em dois eixos essenciais para a compreensão dos desafios educacionais na região no atual contexto. 

Nesta terça (28), de 16h às 17h30, "As políticas educativas das novas direitas e a violação do direito à educação na América Latina" serão analisadas pelos pesquisadores Andrés Felipe Mora (Universidad Nacional de Colombia), Carmen Caamaño Morúa (Universidad de Costa Rica), Eloisa Bordoli (Universidad de la República - Uruguai), Jesús Redondo (Universidad de Chile/ OPECH) e Rodolfo Elías (Investigación para el Desarollo, autarquia do governo do Paraguai). A coordenação será feita por Cibele Rodrigues (FUNDAJ-Brasil), integrante do GT Clacso de Educação Superior.

Já na quarta (29), de 16h às 17h30, gestores e pesquisadores diretamente ligados a aplicação de políticas públicas no continente debaterão a partir do tema "Governar a educação em tempos de Pandemia". Dentre os convidados estarão Etelvina Sandoval (Comisión Educación - Gobierno de México), Marcia Gurgel (Secretária-adjunta de Educação RN-Brasil), Ricardo Cuenca (Instituto de Estudios Peruano e ex-ministro da Educação do Peru), Pablo Gentili (ex-secretário de Cooperação e Ações Prioritárias do Ministério da Educação da Argentina). A coordenação da sessão ficará a cargo de Dalila Andrade Oliveira (UFMG), ex-presidente da ANPEd.

Assista às transmissões

 

 

 

 

Leia Também

Educação

Ética na Pesquisa