Cobertura - Reuniões Científicas Regionais da Anped 2014

O mês de outubro foi marcado por intensos debates na área da educação brasileira. Quatro universidades de diferentes pontos do país, de norte a sul, receberam as Reuniões Científicas Regionais da ANPEd, que a partir de agora ocorrem em anos intercalados à Reunião Nacional - em 2015 acontecerá a 37ª RN, em Florianópolis (SC). São João Del Rei (MG), Goiânia (GO), Florianópolis (SC) e Natal (RN) sediaram os encontros, que com cenários, culinárias e sotaques diferentes receberam milhares de vozes de professores e alunos interessados em promover a pesquisa em educação e discutir os temas que permeiam a área. Foram cerca de dois mil trabalhos apresentados e seis mil pessoas presentes nos eventos.

_

• Em conversa entre a diretoria da ANPEd ao final do EPENN (Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste) 2014, a presidente da Associação, Maria Margarida Machado, e o diretor financeiro, Elizeu Clementino, falaram sobre essa nova dinâmica da Associação após os quatro encontros e de suas expectativas para a 37ª Reunião Nacional.

_

A Anped, através de seu portal e redes sociais, possibilitou um acompanhamento em tempo real das atividades ocorridas em todo o Brasil a partir do Twitter e também do Facebook da Associação, o que permitiu uma grande interação e circulação de informações e materiais em vídeo e fotos produzidos em parceria com as equipes locais de comunicação.

Clique aqui e confira fotos das Reuniões Regionais.

.

Saiba um pouco do que aconteceu em cada uma delas:

.

Sudeste

Img 1343

A primeira regional da Anped ocorreu entre os dias 12 e 15 de outubro na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que recebeu o 11° Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, sendo esta a que possui o maior número de programas de PPGEs, 51 ao todo. Durante os quatro dias de evento, 1800 pessoas circularam pelo campus Dom Bosco da UFSJ em sessões divididas em nove eixos temáticos, além de atividades culturais e feira de livros. Segundo a organização do evento, mais de 900 trabalhos concluídos e 600 em andamento de mestrado e doutorado foram inscritos para apresentações nos quatro dias de evento. De forma emblemática, o encontro na cidade barroca mineira foi encerrado no dia do professor:

_

.

  • Abertura

.

.

.

.

* Os vídeos e matérias foram produzidos pela Vertentes Agência de Notícias (VAN), projeto de extensão da UFJS. Confira mais vídeos no canal do youtube da VAN.

.

Centro-Oeste

Img 1911

_

A PUC Goiás, em Goiânia, recebeu entre os dias 19 e 22 de outubro o XII Encontro de Pesquisa em Educação da região Centro-Oeste. 1500 pessoas estiveram presentes no evento, que contou com a apresentação de 650 trabalhos, 18 mesas coordenadas, reuniões de entidades e apresentação teatral. A conferencista de abertura foi a presidente da Anped, Maria Margarida Machado (UFG), que teceu uma fala sobre as contradições e desafios para a transformação social a partir da pós-graduação e pesquisa em educação - atualmente a região conta com 18 PPGEs.

_

Img 2179

• Confira a matéria da PUC Goiás sobre a abertura e mesas especiais do encontro.

Um dos coordenadores do evento, o professor Aldimar Jacinto Duarte salienta que as discussões ali promovidas são uma importante oportunidade para a troca de conhecimento e de experiência entre os pesquisadores. “O Encontro debate um assunto constantemente relacionado aos desafios da educação: o papel científico e político da pesquisa”, frisa.

  • Raquel Marra, coordenadora da Anped Centro-Oeste, faz um balanço sobre o evento: 

.

Sul

Img 2217

_

A abertura da Anped Sul foi momento de relembrar o histórico da pesquisa e do fortalecimento dos programas na região. Como apontou a coordenadora geral do evento, Geovana Lunardi Mendes, quando de Florianópolis (SC) recebeu o primeiro encontro na UFSC, há 10 anos, eram 17 programas divididos em 15 eixos. Na X Anped Sul, que ocorreu entre os dias 26 e 29 de outubro na UDESC, mais de duas mil pessoas, dos 40 programas hoje existentes, acompanharam atividades em 22 eixos temáticos.

_

_

Essa trajetória também foi analisada pelo professor Danilo Streck (Unisinos) em sua conferência de abertura, que abordou percursos e tendências da pesquisa na região.

• Confira depoimento de Danilo Streck sobre a conferência e sobre o evento.

O ciclo de atividades culturais também promoveu sessões de cinema, incluindo documentários inéditos do diretor David Maus (confira entrevista com o cineasta), apresentações musicais e oficinas infantis, com a Ciranda de Crianças.

_

.

Norte e Nordeste

Img 2454

_

Em Natal (RN), o XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste teve início no dia 28 de outubro mostrando toda a riqueza cultural da região, com apresentação de quarteto de clarinetes e hino nacional interpretado ao acordeon. Em sua conferência de abertura, o professor Antônio Cabral Neto (UFRN) fez uma análise sobre a produção de conhecimento e a melhoria da pesquisa no Brasil nos últimos anos, porém evidenciando contradições e assimetrias estruturantes inclusive entre as regiões da federação, tema que pautou o encontro.

_

Img 2680

_

Para circular no enorme campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sob o forte calor da capital potiguar, os 1.700 inscritos tiveram a disposição um divertido trenzinho. Nos quase 600 trabalhos apresentados, 200 pôsteres e sessões especiais, foram debatidos os rumos da pesquisa e da política educacional, a exemplo de mesas sobre currículo e sobre o Plano Nacional de Educação (PNE).

_

Alda Maria Duarte Araújo Castro (UFRN), coordenadora do EPENN 2014, faz um balanço sobre o encontro.

_

Alfredo Macedo Gomes (UFPE), vice-presidente da Anped pela região Nordeste, aborda a articulação do EPENN com a Anped Nacional.

.

Anped Norte e Nacional

Reuniões do Forpred (Fórum dos Programas de Pós-Graduação em Educação) de cada uma da regiões discutiu a articulação dos encontros com a Anped Nacional. Uma das novidades será a realização, a partir de 2016, de um encontro apenas para a Região Norte, o que representa o fortalecimento dos programas e da pesquisa em seus estados. Dessa forma, após o encontro nacional a Anped passa a contar com Reuniões Científicas nas cinco regiões do país.

_

Vera Jacob (UFPA), vice-presidente da Anped pela região Norte, fala sobre o contexto dos PPGEs da região e sobre a primeira reunião exclusivamente do Norte, que acontecerá em Belém (PA)

_

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação aguarda agora a comunidade acadêmica e de pesquisadores para sua 37a Reunião Nacional da Anped, que será realizada em outubro de 2015 em Florianópolis (SC).

Img 2449

Reportagem: João Marcos Veiga