Comissão de Ética na Pesquisa da ANPEd, que se reuniu em Curitiba nos dia 01 e 02 de junho, prepara documento referência para a Educação

A Comissão constituída no âmbito da ANPEd para tratar das questões relacionadas com a Ética na Pesquisa se reuniu nos dias 01 e 02 de junho na Universidade Federal do Paraná (UFPR) - o grupo é formado por Carlos Ferraço (UFES), Antonio Amorim (UNICAMP), Jefferson Mainardes (UEPG), Isabel Carvalho (PUC/RS) e João Batista Carvalho Nunes (UECE). Parte de tal comissão ainda participou da mesa de encerramento da Semana de ensino, pesquisa e extensão do setor de Educação da UFPR, abordando o tema.

Imagem: João Batista Carvalho Nunes, Isabel Carvalho, Carlos Eduardo Ferraço e Jefferson Mainardes em mesa de encerramento da Semana de ensino, pesquisa e extensão do setor de educação da UFPR.

 

"A reunião teve como objetivo fazer uma primeira versão do documento que vai servir de referência pra ética na pesquisa em educação. Esse documento vai ser finalizado até o final de junho e a partir julho ele será disponibilizado nas diferentes instâncias da ANPEd", afirma Ferraço, também vice-presidente da Associação pela região Sudeste.

A comissão da ANPEd para fomentar o debate sobre Ética na Pesquisa foi criada em abril de 2015 e retomada em seminário sobre o tema realizado pela Associação em setembro de 2016 na UNIRIO. O grupo tem como objetivo fomentar o debate sobre Ética e Pesquisa para formular um texto inicial a ser discutido pelos diferentes coletivos que integram a ANPEd e que culmine na elaboração de um referencial para nortear a ética na pesquisa na área de educação.  A comissão ainda age no sentido de estabelecer, sempre que necessário, uma agenda comum de discussão com o Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (FCHSSA), tendo em vista a atuação de tal Fórum junto a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. 

Desde 2013, a ANPEd possui representação no GT de Ciências Humanas e Sociais da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP, encarregada de elaborar uma Resolução Complementar à Res. CNS 466/2012, referente à pesquisa em Ciências Sociais e Humanas.