Cultura afro-pernambucana e um retrato das escolas brasileiras em exposições na 35ª RA

Esculturas, vestimentas, livros, painéis e vídeos sobre ritos, ritmos e manifestações, como o Maracatu, o Tambor de Virada e o Afoxé. Quem chega ao saguão do Centro de Convenções 1, que recebe a Reunião 2012 da ANPEd em Porto de Galinhas, se depara com uma bela exposição sobre a cultura negra.

·        

Clique aqui e confira o álbum de fotos da exposição.

            A exposição “Memória e Resistência Negra: múltiplas facas da arte afro-pernambucana” é uma iniciativa do GT-21, Educação e Relação Étnico Raciais. Nos últimos dois anos, o GT organizou mostras durante o encontro com artistas como o mineiro Jorge dos Anjos. O objetivo dessas iniciativas é propor outras linguagens para além da acadêmica.

            Para 2012, essa trajetória de organizar exposições amadureceu. “Antes era mais localizada, dentro da própria sala do GT. A ideia agora é ampliar e descentrar a discussão de cultura afro de uma forma mais geral na ANPEd. É possível fazer uma articulação de diversas linguagens, como a educativa e artística. E nenhum melhor para fazer isso do que na Reunião Anual”, explica a coordenadora do GT-21, Nilma Lino Gomes. A exposição integra a programação cultura do maior encontro da Educação no Brasil.

            Outra estratégia é fazer uma articulação local com os estados que recebem a RA. A curadoria da exposição ficou a cargo de Claudilene Silva, produtora cultural em Pernambuco e integrante do GT-21. Para viabilizar a mostra, foi realizada uma parceria com a Casa do Carnaval e o Núcleo Afro, espaços ligados à Secretaria de Cultura de Recife e que atuam como centros de formação, pesquisa e memória cultural. Durante a 35ª Reunião Anual monitores de universidades públicas de Pernambuco atuarão como monitores.

Retrato da escola brasileira

O saguão do Centro de Convenções do Hotel Armação também recebe a exposição Cenas e retratos da Escola Primária Brasileira (1930-1960). A mostra fotográfica foi organizada pelo GT-02, História da Educação. As imagens em preto e branco revelam parte importante da memória de espaços escolares do país em diferentes cidades.