Curta ANPEd - resultado da seleção de filmes para apresentação durante a 37a Reunião Nacional em Florianópolis

A comissão de seleção da Mostra Curta ANPEd divulga a lista dos filmes selecionados para exibição e debates que ocorrerão nos dias 05 e 06 de Outubro, durante a 37a Reunião Nacional, na Universidade Federal de Santa Catarina, cidade de Florianópolis. A comissão foi composta pelas pesquisadoras Adriana Hoffman/UniRio (GT Educação e Comunicação), Conceição Soares/UERJ (GT 12 - Currículo) e o pesquisador Paulo Carrano/UFF (Segundo Secretário da ANPEd).

Curta Anped Verm

A comissão recebeu 33 filmes com diferentes temáticas, tempos de duração, estilos de produção e de diferentes regiões. Agradecemos a participação de todos e o interesse demonstrado nesta primeira edição da Curta ANPEd.

A seleção dos filmes se orientou para os filmes apresentados por associados/as da ANPEd e que melhor se identificassem com contextos de investigação e/ou questões teórico-metodológicas na área da educação e ou ciências sociais. Além dos aspectos formais expressos no edital unificado das Mostras da ANPEd, a comissão estabeleceu e se orientou pelos seguintes critérios:

a) Inserção do filme em pesquisa educacional (qualitativa e/ou quantitativa); vinculação a linha de pesquisa e/ou grupo/núcleo de Programas de Pós-Graduação e/ou Diretório de Pesquisa do CNPq;
b) Existência de nítido recorte conceitual e/ou delimitação do objeto.
c) Qualidade de produção de imagens e sons. Dialogo entre linguagem audiovisual e seu objeto. Interseção entre a captação de cenas e sons com as entrevistas, com o material de arquivo observando se o conjunto se apresenta coerente frente ao recorte conceitual e a delimitação da pesquisa.
d) Qualidade de edição e finalização (tratamento narrativo e documental, tradução off, inserts etc).
e) Qualidade da sinopse, em especial, se esta permite perceber a natureza de pesquisa do filme; seu objeto, metodologia e resultados da investigação
f) Qualidade na inserção de legendagem; existência de recursos de acessibilidade para portadores de deficiência e tradução em outras línguas.

Até o dia 30 de Agosto os responsáveis pelos filmes selecionados deverão encaminhar pelo correio uma cópia em DVD do filme, em melhor resolução, para a Secretaria da ANPEd.

Em breve, será publicada a escala de exibição entre os 05 e 06 de Outubro. Segue a lista de filmes selecionados.

Mostra Curta ANPEd - Filmes Selecionados para exibição na 37a R.N. – Florianópolis, 5 e 6 de Outubro de 2015.

1. As artes de fazer e viver o cotidiano escolar (8:30 min.)
2. EM Prof. Gilberto Jorge : uma escola para todos, uma escola para cada um (15 min.)
3. Eunice e Fabrice (17 min.)
4. "Da Hora" e seus meninos do Recife (20 min.)
5. Diabolin (15 min.)
6. Fabulografias (16 min.)
7. Nuno: anos depois (6 min.)
8. Palavras Cúmplices (13 min.)
9. Saberes e fazeres de ceramistas fluminenses e pernambucanos (20 min.)