Décio Guimarães (GT 15 da ANPEd) assume Diretoria de Educação Especial do MEC

O professor Décio Nascimento Guimarães, pesquisador e coordenador do GT 15 da ANPEd (Educação Especial), assume a Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), Guimarães é ativo associado da entidade, integrando a Comissão de Diversidade, Acessibilidade e Ações Afirmativas permanente da ANPEd e da 41ª Reunião Nacional, que ocorrerá em outubro em Manaus (AM).

"Essa é uma conquista dos movimentos sociais de pessoas com deficiência, das professoras e professores da Educação, das pesquisadoras e pesquisadores da área. Reafirmo o meu compromisso com as pautas e lutas dos nossos coletivos", afirma Guimarães. Também em depoimento ao portal da ANPEd, a vice-coordenadora do GT 15, Andressa Santos Rabelo (UFMS), analisa que a nomeação tem uma enorme importância para os pesquisadores da área da Educação Especial e para o movimento social das pessoas com deficiência. A pesquisadora acredita que, após um período de desmonte das políticas públicas desde o golpe de 2016, os desafios agora passam pelo "respeito ao desenvolvimento da política de inclusão escolar e dos programas de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva (de formação de professores, de atendimento educacional especializado, transporte acessível, entre outros) para o fortalecimento da escola comum pública e garantia do direito à educação. "Enquanto coordenador do GT 15 e pessoa com deficiência, o professor Décio tem muito para contribuir para a área", conclui.

Segundo o MEC, a nomeação de Décio Guimarães reafirma o "compromisso inegociável com a consolidação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI). Seguimos firmes na melhoria dos sistemas de ensino, para que todas as crianças estejam na escola e aprendam juntas. Não haverá retrocessos", afirmou o Ministério da Educação em nota. 

Currículo – Décio Nascimento Guimarães é doutor e mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Cego desde a adolescência, Décio é coordenador do Grupo de Trabalho Educação Especial (GT 15) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Ele é docente do Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem (PGCL/UENF), do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (Mpet/IFF), sendo também coordenador adjunto e coordenador da Pós-graduação Lato Sensu em Práticas Educacionais (IFF). Além disso, é membro do Fórum de Direitos Humanos da Escola de Magistratura do estado do Rio de Janeiro. 

O novo diretor de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Secadi também tem extensa publicação científica no tema. É editor científico da Editora Encontrografia e organizador dos livros “Direitos Humanos e Educação: diálogos interdisciplinares”; “Práticas Inclusivas: mediações e aprendizagens”; “Práticas Inclusivas na Escola: caminhos e experiências”, dentre outros.