Diagnóstico das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (CHSSALLA) no Brasil

Clique aqui para baixar o Diagnóstico das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (CHSSALLA) no Brasil

O livro apresenta os resultados de uma pesquisa que confirma a importância e a transversalidade das Ciências Humanas e Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (CHSSALLA) para o desenvolvimento equilibrado da ciência, da tecnologia e, importante frisar, da inovação no Brasil. O projeto “Diagnóstico da situação da CHSSALLA no Brasil” é parte do Contrato de Gestão mantido entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)1 e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). A ideia de elaborar um diagnóstico aprofundado sobre a produção científica das CHSSALLA no Brasil foi cogitada, pela primeira vez, por ocasião da elaboração do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para Ciências Humanas, que serviu de base para o planejamento das ações da Coordenação Geral de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CGHS) do então MCTIC, atual MCTI.

Os dados, as informações e análises constantes nesta publicação foram elaborados pela equipe técnica do CGEE e por especialistas convidados e expressam os resultados de vários debates mantidos em eventos científicos, importantes para o desenvolvimento de uma visão convergente sobre as áreas em suas individualidades, na medida em que as CHSSALLA englobam diversas disciplinas que, juntas, formam um interessante caleidoscópio da sociedade, dos indivíduos, suas formas de interação e atuação no tempo e no espaço. 

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) edita publicações sobre diversas temáticas que impactam a agenda do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). As edições são alinhadas à missão institucional do Centro de subsidiar os processos de tomada de decisão em temas relacionados à ciência, tecnologia e inovação, por meio de estudos em prospecção e avaliação estratégica baseados em ampla articulação com especialistas e instituições do SNCTI.

As publicações trazem resultados de alguns dos principais trabalhos desenvolvidos pelo Centro, dentro de abordagens como produção de alimentos, formação de recursos humanos, sustentabilidade e energia. Todas estão disponíveis gratuitamente para download. A instituição também produz, semestralmente, a revista Parcerias Estratégicas, que apresenta contribuições de atores do SNCTI para o fortalecimento da área no País. 

O documento teve coordenação de Mayra Juruá G. Oliveira, que participou de live da ANPEd sobre "A pesquisa em Ciências Humanas: políticas, financiamentos e perspectivas", na qual trouxe apontamentos resultados do dignóstico. Clique aqui para assistir.