"E o Qualis?" Periódicos e produção científica na área da Educação em tempos de Pandemia é tema da próxima Live ANPEd Presente na Quarentena - 01 de julho

O projeto Live ANPEd Presente na Quarentena terá como convidados na próxima quarta, 01 de julho, Ivanilde Apoluceno (UEPA | vice-presidente Norte da ANPEd), José Luís Bizelli (UNESP | coordenador do Fórum de Editores Periódicos da  Área da Educação - FEPAE/ANPEd) e Lia Machado Fiuza Fialho (UECE | Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC), contanto com mediação de Claudio Pinto Nunes (UESB | vice-presidente Nordeste da ANPEd). O tema da live será “E o Qualis? Periódicos e produção científica na área da Educação em tempos de Pandemia”, com tradução simultânea de libras para surdos conduzida pelo intérprete/tradutor Tiago Batista (professor da Unirio e integrante do projeto Surdos da UFRJ) e Etiene Abreu (professora da Unirio e professora da rede municipal de Duque de Caxias).

A transmissão acontece pelo Facebook canal de Youtube da ANPEd simultaneamente.

O projeto Live ANPEd Presente na Quarentena estreou no dia 15 de março, promovendo semanalmente, toda quarta-feira às 16h, importantes debates sobre educação no contexto da pandemia. Clique aqui e acesse todos os vídeos das transmissões.

Sobre os convidados:

Ivanilde Apoluceno de Oliveira

Realizou pós-doutoramento em educação na Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro em junho de 2010. Concluiu o doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2002. Realizou, em 2001, doutorado sanduiche na UNAM e UAM-Iztapalapa no México, com estudos sobre ética com o filósofo Enrique Dussel. Realizou mestrado em Educação Popular na UFPB. É graduada em Filosofia pela UFPA. Atualmente é Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e professora titular da Universidade do Estado do Pará. É vice-presidente Norte da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED desde dezembro de 2019. Coordena o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da UEPA. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA. É editora da Revista Cocar. Coordena a Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Coordena a Rede de Educação Inclusiva da Amazônia. É bolsista produtividade do CNPq Nível 2. É Pesquisadora do Observatório Nacional de Educação Especial, da Rede Freireana de Pesquisadores, da Rede Luso-brasileira de Alfabetização de Jovens e Adultos e da Rede Interculturalidade e Movimentos Sociais - Rede Mover. Exerceu a coordenação do Forpred Norte de 2016 a 2018. Exerceu a vice-coordenação do Forpred Norte de outubro de 2015 a outubro de 2016. Exerceu a coordenação do FEPAE no período de outubro de 2014 a outubro de 2015. Exerceu a coordenação do Fórum de Editores de Periódicos em Educação do Norte e Nordeste no período de 2012 a 2013. Exerceu a vice-coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA de 2010 a março de 2012.. Exerceu a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA (2003-2007), a Vice-coordenação do Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação das Regiões Norte e Nordeste (2005-2007), a direção do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (1996-1998), a vice-direção do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Pará (1990-1991) e a coordenação do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará (1988-1990). Atua na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Educação Popular e Educação Inclusiva, envolvendo ações educacionais com infância, crianças e com jovens e adultos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: educação, educação especial, educação de jovens e adultos, inclusão, educação popular, filosofia, Filosofia da Educação e ética.

Lia Machado Fiuza Fialho

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE (orientadora de pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ 2). Pós-doutoranda em História da Educação pela Universidade de Salamanca-Espanha (USAL); Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC); mestra em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (Unifor); Especialista em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino pela UFC; em Psicologia da Educação e em Psicopedagogia Institucional e Clínica, ambas as formações pela Faculdade Latino-Americana de Educação (Flated), Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora adjunta do Centro de Educação da UECE. Editora-chefe da Revista Educação & Formação do PPGE/UECE e da Coleção Práticas Educativas da Editora da UECE (EdUECE). Vice diretora da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC, 2020-2022). Membro de comitê editorial da Revista Brasileira de Educação (RBE/ANPED) e de diversos periódicos qualificados e coleções de livros. Avaliadora externa do PIBIC/UNILAB e UFCA e interna da UECE. Líder do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades (PEMO). Coordenadora do projeto de pesquisa Educadoras no Ceará do Século XX: Formação Docente, Práticas e Representações, financiado CNPq. Membro do grupo de pesquisa A educação de mulheres ao longo dos séculos XIX e XX e pesquisadora no projeto A educação de mulheres ao longo dos séculos XIX e XX, também financiado pelo CNPQ. Coordenadora da Pós-Graduação da Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED, 2011-2013). Tutora do PET/Pedagogia/UECE (2018-2019). Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Pedagogia/UECE, 2014-2020). Assessora de direção do Centro de Educação (UECE, 2014-2017). Organizadora de eventos científicos nacionais e locais (ENDIPE, FEPAE NNE, SNGPC, SEPEMO, ENHIME, ABEC Meeting, etc.). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Mulheres, Biografia, História Oral, Mulheres de Periferia, Memória, Práticas Educativas, Formação de Professoras e Juventudes (em conflito com a lei).

Jose Luis Bizelli

Possui graduação em Arquitetura pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É Livre Docente em Gestão de Políticas Públicas da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Araraquara, e está credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (FAAC-UNESP, Bauru) e Educação Escolar (FCL-UNESP, Araraquara). Coordena o Grupo de Pesquisa (CNPq) intitulado Programa de Governança para a Administração, dedicando-se a pesquisar principalmente os seguintes temas: inovação, desenvolvimento sustentável, governança em instituições públicas, TIC para o Ensino a Distância e aplicativos educativos para TVDi. Fez seu Pós-Doutorado no Departamento de Ciencias de la Educación, da Universidad de Alcalá de Henares (UAH), Espanha, sendo um dos responsáveis pelo convênio sobre Educação entre a UNESP e a UAH. Foi Diretor da FCL-UNESP, Araraquara, e Presidente de seu Laboratório Editorial, durante o quadriênio 2009-2012. Foi Assessor Editorial da Fundação Editora da Unesp de 2014 a 2015 e Coordenador da Região Sudeste do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) de 2015 a 2016. É editor da Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação e Coordenador Nacional do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

Claudio Pinto Nunes

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1998), Mestrado em Educação e Pesquisa pela Université Du Québec À Chicoutimi (2005), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010), tendo realizado Estágio Doutoral na Universidade de Coimbra (2008) e Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Foi vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB (2013-2016). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB (2016-2018). É coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB (2018...). É coordenador pela instituição receptora do Doutorado Insterinstitucional em Educação UNEB/UESB (2019...). Professor dos Cursos de Licenciatura da UESB. Foi Coordenador de Gestão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid, na UESB (2013-2018). É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - Anped (2011...). É vice Presidente da Anped (2019...). É editor da Revista Práxis Educacional (UESB). É líder do Grupo de Pesquisas sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq) desde 2013. Foi vice-coordenador do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação das Regiões Norte e Nordeste do Brasil - FEPAE-NNE (2016-2017 e 2017-2018). Foi coordenador do FEPAE-NNE (2018-2019). coordenador do FEPAE-NNE (2019...). Foi vice coordenador do Fórum Nacional de Editores de Periódicos da Área de Educação - FEPAE-Nacional (2017-2019). Membro da Comissão Final Responsável pela Avaliação dos Periódicos Acadêmicos na Área da Educação, em 2019. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, formação e trabalho docente, trabalho e educação.