Entidades da saúde e educação apresentam nesta terça (17) 2ª versão do manifesto sobre escolas na pandemia

Clique aqui para acessar o documento Ocupar Escolas, Proteger Pessoas, Valorizar a Educação.

Nesta terça-feira, 17 de novembro, às 9h30, um novo encontro das áreas da Saúde e Educação coloca em debate o papel da Escola no contexto da pandemia com a live da apresentação do Manifesto Ocupar Escolas, Proteger Pessoas, Valorizar a Educação. A atividade será transmitida pelo canal da ANPEd no Youtube.

Essa é a uma versão ampliada do Manifesto lançado em 23 de outubro. Após o lançamento, o debate foi aprofundado, agregando mais instituições, movimentos sociais e perspectivas. A nova versão vem a público com o apoio de 59 entidades de ambas as áreas e busca requalificar a ideia trazida no texto anterior, de que a escola não é só spaço para cumprir grade curricular, mas sim um lugar de formação social.

A educação na pandemia de Covid-19

O Manifesto aborda o impacto da pandemia no direito à educação de crianças, adolescentes e jovens, e coloca como uma das principais questões a possibilidade de evasão em massa dos espaços educacionais (escolas e universidades). Este fenômeno aprofundaria ainda mais as desigualdades sociais. Além disso, o manifesto apresenta propostas, como a criação urgente – por parte do governo federal - de um plano estratégico nacional de enfrentamento à pandemia da Covid-19, com políticas conectadas de saúde, educação e proteção social.

As entidades também sinalizam a importância de um plano específico para a educação, construído em diálogo com toda a comunidade escolar. Gestores, diretores, docentes, profissionais, estudantes e famílias devem ser envolvidos no processo, sempre cobrando do Estado o papel imprescindível de estabelecer políticas públicas e assegurar recursos diante das necessidades sanitárias e pedagógicas que o contexto requer.

Lançamento do documento Ocupar Escolas, Proteger Pessoas, Valorizar a Educação

Data: Terça-feira, 17 de novembro

Horário: 9h30
Transmissão pelo Youtube da ANPEd

Contatos de imprensa:

João Marcos Veiga – jornalista da ANPEd – Associação Brasileira de Pós-Graduação em Educação – (31) 9.8788.4534 – comunica@anped.org.br

Pedro Martins – jornalista da Abrasco – Associação Brasileira de Saúde Coletiva

Cel: 21 99441-6620– pedro@abrasco.org.br