Ex-presidente da ANPEd, Dalila Andrade (UFMG) recebe apoio expressivo em indicação ao CD/CNPq; segunda etapa acontece até 02 de junho

A ANPEd, considerando a importância da disputada escolha para o Conselho Deliberativo do CNPq, apoia o nome de Dalila Andrade de Oliveira (UFMG) para o segundo turno de indicação de nomes. Tal instância tem papel estratégico na formulação de propostas para o desenvolvimento científico e tecnológico do País.

Na primeira etapa, Dalila Andrade, que é ex-presidenta da ANPEd (2009-2011, 2011-2013), recebeu expressiva votação por parte de 21 entidades. O processo de indicação conta com voto das sociedades científicas afiliadas à SBPC, com segunda etapa prevista para ocorrer até o dia 02 de junho, terça-feira, para a qual a ANPEd pede mais uma vez o apoio às sociedades.

A partir do resultado, a SBPC enviará ao presidente do CNPq, que submeterá ao Ministro  da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), duas listas tríplices para a área de Ciências Humanas e Sociais com os nomes escolhidos pelas sociedades para composição do Conselho Deliberativo. O ministro Marcos Pontes terá autonomia para a escolha, porém a lista tem grande peso por trazer escolhas das próprias áreas, respaldadas pelas mais importantes entidades representativas de pesquisadores do país.

O Conselho Deliberativo (CD) também tem como principais competências apreciar a programação orçamentária e definir critérios orientadores das ações da entidade; aprovar as normas de funcionamento dos colegiados, a composição dos comitês de assessoramento e o relatório anual de atividades. O CD ainda tem a competência de criar, determinar número de membros, fundir, desmembrar ou extinguir Comitês de Assessoramento. 

Imagem: Dalila Andrade Oliveira. Fonte: Gestrado/UFMG

Dalila Andrade Oliveira é Professora Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG de Políticas Públicas e Educação. Autora e coautora de vários livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, desenvolve estudos e pesquisas com ênfase em Política públicas em educação, gestão escolar e trabalho docente na América Latina. É Pesquisadora PQ 1A do CNPq e ex-coordenadora do CA/CNPq. 

Foi coordenadora do Grupo de Trabalho "Educación, politica y movimientos sociales" (2006-2009) e membro do Comitê Diretivo do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) entre 2012 e 2014. Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) entre 2009 e 2012. Coordenadora geral da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (RedEstrado) entre 2003 e 2018. Coordenadora da International Research Networks (IRNS/WERA) Education Policies and the Restructuring of the Educational Profession Facing the Challenges of Globalization. Coordenadora da Sessão de Educação da Latin American Studies Association (LASA) entre 2016 e 2018. Esteve como professora visitante em diferentes universidades estrangeiras

 

 

Leia Também